Descumprimento da NBR 12244 e Normas Regulamentadoras na construção de poço para captação de água em Canaã dos Carajás

Na manhã deste sábado, 10, o Vice Prefeito de Canaã dos Carajás, Alexandre Pereira, realizou a postagem da imagem da perfuração de poço para a captação de água em seu perfil na rede social Facebook, diante da imagem podemos identificar inúmeros descumprimentos, existe a NBR 12244 – Construção de poço para captação de água subterrânea, a equipe de redação do Portal Canaã destacou alguns Itens que não identificamos o cumprimento na imagem acima.

5.1.1 O local de perfuração deve ser devidamente preparado para instalação de perfuratriz e seus acessórios, bem como para a construção das obras temporárias, como reservatórios de lama e água, valetas de escoamento, etc.

5.1.2 A disposição dos materiais e equipamentos deve obedecer ao critério de organização e praticidade, de modo a não prejudicar nenhuma das fases da obra.

5.1.3 Medidas gerais de proteção e segurança devem ser adotadas para evitar acidentes pessoais na área de serviço.

5.1.4 Em local conveniente, deve ser instalada a infraestrutura necessária – vestiário, refeitório, sanitário e água potável – de modo a assegurar ao pessoal da obra condições de descanso e higiene compatíveis com a natureza dos serviços.

Além da NBR 12244, podemos mencionar normas regulamentadoras NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos e NR 26 – Sinalização de Segurança. Conforme estabelece a NR 26, Item 12.6. Nos locais de instalação de máquinas e equipamentos, as áreas de circulação devem ser devidamente demarcadas e em conformidade com as normas técnicas oficiais. Podemos identificar na imagem a falta de sinalização além de partes rotativas sem proteção.

A equipe de redação do Portal Canaã entrou em contato com o Diretor Geral do SAAE, Glaidston de Paiva Campos, na oportunidade ele falou que esta foi a empresa que ganhou a licitação para prestação dos serviços de perfuração de poços, informou o contato do encarregado da empresa, e até o fechamento da matéria não conseguimos falar com o responsável.

 

Reportagem: Seny Lima da Redação do Portal Canaã

Foto: Alexandre Pereira

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *