Descumprimento da NBR 12244 e Normas Regulamentadoras na construção de poço para captação de água em Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Na manhã deste sábado, 10, o Vice Prefeito de Canaã dos Carajás, Alexandre Pereira, realizou a postagem da imagem da perfuração de poço para a captação de água em seu perfil na rede social Facebook, diante da imagem podemos identificar inúmeros descumprimentos, existe a NBR 12244 – Construção de poço para captação de água subterrânea, a equipe de redação do Portal Canaã destacou alguns Itens que não identificamos o cumprimento na imagem acima.

5.1.1 O local de perfuração deve ser devidamente preparado para instalação de perfuratriz e seus acessórios, bem como para a construção das obras temporárias, como reservatórios de lama e água, valetas de escoamento, etc.

5.1.2 A disposição dos materiais e equipamentos deve obedecer ao critério de organização e praticidade, de modo a não prejudicar nenhuma das fases da obra.

5.1.3 Medidas gerais de proteção e segurança devem ser adotadas para evitar acidentes pessoais na área de serviço.

5.1.4 Em local conveniente, deve ser instalada a infraestrutura necessária – vestiário, refeitório, sanitário e água potável – de modo a assegurar ao pessoal da obra condições de descanso e higiene compatíveis com a natureza dos serviços.

Além da NBR 12244, podemos mencionar normas regulamentadoras NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos e NR 26 – Sinalização de Segurança. Conforme estabelece a NR 26, Item 12.6. Nos locais de instalação de máquinas e equipamentos, as áreas de circulação devem ser devidamente demarcadas e em conformidade com as normas técnicas oficiais. Podemos identificar na imagem a falta de sinalização além de partes rotativas sem proteção.

  Quadrilhas estaduais esquentam fim de semana na Cidade Junina; veja fotos

A equipe de redação do Portal Canaã entrou em contato com o Diretor Geral do SAAE, Glaidston de Paiva Campos, na oportunidade ele falou que esta foi a empresa que ganhou a licitação para prestação dos serviços de perfuração de poços, informou o contato do encarregado da empresa, e até o fechamento da matéria não conseguimos falar com o responsável.

 

Reportagem: Seny Lima da Redação do Portal Canaã

Foto: Alexandre Pereira



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas