Comunidade celebra cultura e arte em Bailinho de Carnaval em Canaã dos Carajás

Alunos, pais e responsáveis e o público da comunidade Jardim das Palmeiras e proximidades puderam celebrar a arte e a cultura no final de semana, durante mais uma edição do Bailinho de Carnaval da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. Promovido pela organização do espaço, o encontro reuniu dezenas de foliões, a maioria deles, alunos beneficiados pelas aulas de música, dança e teatro que puderam confeccionar suas próprias fantasias.

Mãe da aluna Ana Beatriz, matriculada na turma de ballet da Casa da Cultura, Cecília Castro marcou presença no evento com a família. “Todo ano, a Casa sempre inova com as atividades festivas e esse ano não foi diferente. Muito bacana que, no decorrer da semana, as crianças prepararam esses adereços utilizados, sempre com organização e dedicação”, disse.

A filha, de 10 anos, afirma que “a Casa da Cultura, para mim, é um dos melhores lugares que tem para poder se exercitar e aprender sobre a cultura, é sensacional”, avalia Ana Beatriz. O pensamento é compartilhado com Davi Wendet, de 10 anos, que faz aulas de percussão. “Acho a Casa muito boa, ensina só coisa boa. Faço aula aqui faz três anos, fiz aula de saxofone, flauta, violão, um monte de coisas”, conta.

Artista da Casa, Ana Cleide também acredita na importância de movimentos como esse para a valorização da cultura local. Já o supervisor educativo do espaço, Jairon Gomes, acredita que o Bailinho de Carnaval apresenta alguns elementos importantes da prática educativa dos alunos da escola de música, dança e teatro, além das crianças que frequentam as atividades.

“Durante a semana, realizamos oficinas de elaboração de adereços e instrumentos musicais, quando os participantes puderam criar acessórios carnavalescos inspirados no Curupira, na Iara e no Boto, unindo arte, cultura e sustentabilidade. Foi uma semana repleta de movimentação e criatividade na construção dos elementos que compuseram o bloquinho Batuque Cultural. Ou seja, trabalhamos aspectos do repertório da cultura paraense e amazônica, além de envolver as crianças, explorar a imaginação e elaborar coletivamente este momento”, descreveu Jairon, que reforçou ainda o sentimento de pertencimento promovido pelo cortejo cultural a partir da ocupação de espaços públicos.

A diretora da Casa, Gabriela Sobral, lembra que a intenção é compartilhar momentos com a comunidade e mostrar que o espaço está de portas abertas. “Fizemos mais uma edição do nosso Bailinho de Carnaval com esse intuito, de celebrar o nosso público e estimular a criatividade das crianças, proporcionando um momento de comunhão entre as pessoas que moram em Canaã dos Carajás e toda essa comunidade que faz parte da Casa da Cultura”, finalizou.

Acompanhe as notícias no WhatsApp