Com presença de secretário nacional, Canaã apresenta primeiras aplicações do Smart City

Um relógio inteligente que mapeia dados de saúde dos pacientes, envia para um sistema onde os profissionais de saúde podem acompanhar qualquer variação anormal e intervir de forma preventiva. Um scanner que identifica os alunos que adentram no transporte escolar e avisa aos pais o horário de entrada e de saída. Um aplicativo que permite aos cidadãos informar sobre demandas como troca de lâmpadas, ou buracos nas vias. E, por fim, um sistema que permite a detecção aérea de lixo acumulado, água parada, e até animais nas vias.

Tudo isso pode se tornar realidade em breve em Canaã dos Carajás, por meio do projeto Smart City, que visa utilizar ferramentas da tecnologia, da internet e da inteligência artificial para auxiliar a gestão pública e melhorar o atendimento ao cidadão. O projeto é uma parceria da prefeitura com a Universidade Federal do Pará (UFPA), com participação da Universidade de São Paulo (USP) e financiamento do Fundo de Desenvolvimento Sustentável de Canaã.

Essas primeiras quatro aplicações, citadas acima, foram apresentadas em evento nesta terça-feira (23), realizado em Canaã, que foi prestigiado pelo secretário nacional de Empreendedorismo e Inovação do governo federal, Paulo César Alvim.

Também marcaram presença o diretor de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, José Leôncio Siqueira, os reitores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Francisco Ribeiro da Costa, e do Instituto Federal do Pará (IFPA), Cláudio Alex Jorge da Rocha, além do coordenador do projeto Smart City na UFPA, Carlos Renato Francês, e do coordenador do projeto IARA da USP, André Carlos Ponce de León. O evento ainda contou com a presença de professores, pesquisadores e lideranças empresariais e políticas do município.

O secretário nacional de Empreendedorismo e Inovação parabenizou Canaã pela iniciativa e destacou que as ações do projeto vão ao encontro dos desafios atuais. “O que está acontecendo aqui é algo concreto, que se materializa, e o grande desafio é que se transforme em benefício para a população local”, disse.

Já a prefeita de Canaã, Josemira Gadelha, enfatizou o desafio do município, de fazer com que os recursos vindos da mineração criem um ciclo de desenvolvimento. A inovação tecnológica, segundo ela, é uma das formas de criar uma nova economia, não apenas auxiliando a gestão pública, mas também o empreendedorismo digital. “Estamos aproximando as inovações das pessoas e transformando a cidade para que conecte todos e possamos melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, disse.

As aplicações apresentadas no evento foram desenvolvidas por pesquisadores da Universidade federal do Pará e ainda serão validadas em testes no município, com uma amostra do público final, para que sejam feitos eventuais ajuste e possam ser utilizadas no dia a dia

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *