Mesa digital interativa, três refeições diárias com cardápio elaborado por nutricionistas, aulas de inglês, computação, reforço, transporte escolar, salas climatizadas e quadra poliesportiva coberta. Você consegue imaginar um ambiente assim para os seus filhos? Em Canaã consegue e torna possível.
Essa é a realidade vivenciada por mais de 250 alunos da Escola Municipal Carlos Henrique, localizada na Vila Ouro Verde, zona rural do município. A unidade, que começou a funcionar em tempo integral no mês de maio, é referência no quesito qualidade de ensino e aprendizagem em Canaã.
Na Escola Municipal Carlos Henrique, as aulas se iniciam às 08h30 e encerram às 15h30. À tarde, os alunos possuem aulas de Interação Social e Sociocultural, Alfabetização, Letramento e Língua Portuguesa, Linguagem Matemática, Teatro, Artes Visuais, Brincadeiras e Jogos, Esporte, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Empreendedorismo, Iniciação Científica, Informática e Tecnologia, Língua Inglesa, Higiene Pessoal e Alimentar.
A modalidade integral, que contempla maior tempo dentro da unidade escolar, permite que os alunos possam ter uma grade curricular mais completa, que visa não somente o ensino por meio das disciplinas básicas, mas também o desenvolvimento social e multicultural das crianças e jovens.
Dessa forma, pais e responsáveis podem ter mais segurança e tranquilidade para trabalhar, como é o caso da dona Cristina Oliveira, mãe de três alunas que estudam na unidade. “Eu trabalho nesse período em que elas estão na escola para ajudar na renda do meu marido, porque nós pagamos aluguel aqui. Também já não vai mais tarefas para casa porque elas fazem aqui, e tem aulas de reforço e aulas de computação, algo que eu não poderia pagar para a minha filha e nem poderia levar ela daqui pra Canaã, pois não tenho transporte. Então, tudo isso influencia no bem estar meu da nossa família”.
A escola Carlos Henrique, atualmente, é uma das únicas unidades municipais com oferta de ensino de línguas estrangeiras (Inglês), e o desenvolvimento dos alunos já pode ser observado em casa, como conta a dona Cristina. “Um dia eu estava conversando com o meu marido e a minha filha menor falou assim “pai, eu já sei falar inglês” e aí começou a falar. E todo dia ela fala “mãe, a comida é ótima”, “mãe, estou aprendendo isso”. Tudo está sendo maravilhoso”.
Com a ampliação das vagas para ensino integral, o município planeja cumprir as metas do Plano Municipal de Educação. “É um compromisso da nossa gestão, cuidar da educação para as nossas crianças e para nossa juventude”, afirma a prefeita Josemira Gadelha. É Canaã cuidando das pessoas para construir um amanhã com mais qualidade de vida.