Ciclo Saúde apoia programação da Semana do Bebê de Canaã dos Carajás

Iniciativa da Fundação Vale tem ações previstas para outros municípios da região como Parauapebas, Eldorado do Carajás, Marabá e Bom Jesus do Tocantins.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Ações do Ciclo Saúde abrangem os municípios de Canaã, Parauapebas, Eldorado do Carajás, Marabá e Bom Jesus do Tocantins.

A 6ª edição da Semana do Bebê de Canaã dos Carajás conta com o apoio do Programa Ciclo Saúde, iniciativa da Fundação Vale voltada para o fortalecimento das estratégias de saúde da família. A programação, que é promovida pela Prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria de Saúde do município, segue até 13 de agosto e tem como tema “A saúde mental infantil”.

A semana do bebê é uma é uma das principais estratégias do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. A iniciativa tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Na abertura, realizada segunda (9/8) houve entrega do título de “Bebê Prefeito”, juntamente com a chave da cidade, para o primeiro bebê nascido na Semana do Bebê. E na sexta-feira, 13, o fórum virtual “Saúde Mental Infantil em tempos de Pandemia”, com transmissão pelo Canal da Prefeitura no Youtube, encerra a programação. Na ocasião serão abordadas várias questões como Impacto das telas (computadores, tablets, celulares etc); relacionamento de pais e filhos em tempos de pandemia; alimentação infantil em tempos de pandemia e ainda, o impacto das aulas remotas na família.

  10 radares vão começar a funcionar em Canaã dos Carajás

“As crianças foram extremamente afetadas nessa pandemia ficando dentro de casa. Não tendo mais acesso à escola e aos lugares de passeio. Isso foi gerando nas crianças vários problemas emocionais. Quando a saúde emocional é afetada, tudo fica afetado. Por isso nós escolhemos o tema saúde mental infantil em tempos de pandemia. Para que a gente possa abrir os olhos dos pais, trazer conhecimento e gerar interesse para que eles cuidem da saúde mental dos seus filhos”, explica a fonoaudióloga e coordenadora do setor de educação e comunicação e saúde da Secretaria de Saúde de Canaã dos Carajás, Cristiane Ferraz.

Sobre o Ciclo Saúde

A edição 2021 do Programa Ciclo Saúde tem ações previstas para outros municípios da região sudeste do Pará: Parauapebas, Eldorado do Carajás, Marabá e Bom Jesus do Tocantins. Além de apoiar a Semana do Bebê, o Ciclo Saúde tem uma programação de oficinas e capacitações das equipes de atenção primária de Canaã dos Carajás.

Nos demais municípios, o programa está realizando as primeiras Oficinas Básicas do Ciclo Saúde. Em Bom Jesus do Tocantins, as oficinas já foram realizadas; em Parauapebas, a agenda começou em julho e em Eldorado, os profissionais da atenção básica estão participando de programação neste mês de agosto.

  De Canaã, Professor Fabrício Sarmento morre aos 45 anos

Voltado ao fortalecimento da Atenção Básica desde sua criação, em 2014, o Ciclo Saúde é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria técnica com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Estácio de Sá.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas