Canaã vai prestigiar apresentação do Colibri de Outeiro e do seu primeiro Pássaro Junino, a Arara Azul

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Rafael Silva

A cidade de Canaã dos Carajás vai receber a estreia do Cordão de Pássaro Arara Azul, seu primeiro pássaro junino, que tem como guardião o produtor cultural Bruno de Carvalho.  A apresentação será no próximo sábado, 26, na Praça da Bíblia do Novo Horizonte, às 19 horas.

O Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro também se apresentará, abrilhantando a estreia da Arara Azul. As apresentações e criação da Arara Azul, faz parte do projeto Criação de dois Cordões de Pássaros e Revitalização com Circuito de Apresentação do Pássaro Colibri de Outeiro, idealizado e conduzido pela guardiã Laurene Ataíde. Além da Arara Azul, o projeto incentivou a criação da criada a Arara Vermelha, em Parauapebas

O projeto conta com o  patrocínio pelo Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, e iniciou suas atividades  ainda em dezembro de 2021, com a realização das oficinas de criações de pássaros e a revitalização do Colibri. Para Laurene, a oportunidade de continuar ajudando a incentivar a criação de pássaros é uma satisfação, pois assim ela está dando seguimento ao sonho de sua mãe, Teonila Ataíde, que era encantada pela ópera cabocla, como é conhecida a manifestação popular.

Teonila nasceu em Santo Antônio do Tauá e sua paixão pelos pássaros era desde criança, mas ela não quis ser uma mera espectadora e, em 1971, chamou as famílias da vizinhança em Icoaraci, onde morava, e fundou o Cordão de Pássaro Beija-flor, hoje Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro. Neste ano, ela escreveu sua primeira peça “Os Poderes de Uma Feiticeira”, depois escreveu várias outras e, por diversas vezes, foi campeã nos concursos de cordões de pássaros e bichos juninos.

  Quadrilhas estaduais esquentam fim de semana na Cidade Junina; veja fotos

Bruno conta que o grupo da Arara Azul é formado em sua maioria por adultos e que os desafios são grandes para os ensaios, já que os integrantes precisam se dividir entre as obrigações familiares e profissionais, mas que estão sendo contornadas para que a arte seja valorizada.

 “Hoje temos uma criança, cinco jovens, oito adultos e duas senhoras que compõem o Cordão de Pássaro Arara Azul. Os brincantes estão muito empolgados, pois é algo novo para quase todos. Alguns são bailarinos, outros atores, artistas plásticos e admiradores da cultura. Mas, pela primeira vez, estão participando de um cordão e se deparar com essa cultura popular tem encantado a todos”.

 

AGENDA:

Dia 26/03 – Cidade de Canaã dos Carajás/PA

Arara Azul e Colibri de Outeiro

Horário: Das 19h às 20h

Local: Praça da Bíblia do Novo Horizonte (Av. Rio Branco)



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas