Canaã dos Carajás receberá R$ 100 mil de compensação ambiental

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

O Parque Natural Municipal Veredas dos Carajás receberá R$ 100 mil de recursos dos créditos da compensação ambiental federal do projeto da linha de transmissão 800 KV Xingu – Estreito e Instalações Associadas. O projeto se refere à linha de transmissão de energia elétrica da Usina de Belo Monte, que terá 2.087 Km de extensão, com início na subestação Xingu, no município de Anapu (PA), e término na subestação de Estreito, no município de Ibiraci (MG). A inclusão do parque de Canaã dos Carajás foi comunicada à Secretaria de Meio Ambiente do Município nesta quarta-feira (6), pelo coordenador da Câmara de Compensação Ambiental do IBAMA, Antônio Celso Junqueira Borges. Estes recursos deverão ser aplicados no Parque Veredas conforme o previsto em seu Plano de Manejo aprovado em 2015.

O Parque Natural Municipal Veredas dos Carajás é uma unidade de conservação municipal criada em 2011 com a Compensação Ambiental do Projeto Sossego, abrigando em seu interior a Barragem do Verde, principal manancial de abastecimento de água do município.

A unidade de conservação teve seu plano de manejo aprovado em 2015 e foi cadastrada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação no mesmo ano. Esse cadastro permite que a unidade receba recursos da compensação ambiental de projetos de significativo impacto ambiental em instalação ou operação na região.

  Contação de história estimula crianças da era digital a se divertirem longe das telas

No cronograma de atividades previstas no plano de manejo estão a recuperação florestal, estruturação, proteção e defesa do Parque e conscientização. O plano propõe, por exemplo, a construção de uma nova portaria para a área de preservação, de uma rede anti-incêndio, viveiros, além de uma estrutura para visitação assistida e ações de educação ambiental.

ASCOM/PMC



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas