Canaã dos Carajás recebe o Expresso do Amanhã, projeto que convida o público a imaginar o próprio futuro

Foto: Diego Barbosa

Despertar no público, por meio da Cultura e da Ciência, o desejo de aprender e a ousadia de sonhar com novas possibilidades de mundo. Este é o propósito do Expresso do Amanhã, projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que fortalece a Cultura da Sustentabilidade e que chega, em junho, a Canaã dos Carajás, depois de ter passado por duas cidades do Pará – Marabá e Parauapebas.

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, Companhia da Cultura e MIM (Mídia Interativa Multissensorial). Acontece entre os dias 3 e 7 de junho, ao lado da Prefeitura. A entrada é gratuita.

Um dos destaques é a Exposição Didático-Científica Multissensorial, que ocorre dentro de uma carreta e em sua parte externa. Com muita tecnologia e inovação – realidade virtual, realidade aumentada, projeção mapeada e holografia –, os sentidos da audição, do tato e da visão de quem visita a exposição são despertados para a beleza que o meio ambiente oferece.

A Exposição propõe ao visitante imaginar o próprio futuro, perceber o impacto da transformação digital no mundo e pensar no planeta em que habitamos e na relação de interdependência que existe entre os seus ecossistemas para que tenhamos uma sociedade melhor para todos viverem.

“É um projeto cultural socialmente inclusivo ao permitir acesso gratuito a crianças, adolescentes e adultos que nunca vivenciaram este tipo de experiência imersiva de conhecimento. Fortalece a diversidade, acolhendo pessoas de todas as origens e promovendo a igualdade de oportunidades a todos”, conta Daniele Torres, diretora da Companhia da Cultura.

Os mediadores da Exposição serão estudantes do Ensino Médio ou Superior do Pará, que se prepararam e fizeram um curso de 30 horas online. “Os estudantes foram preparados para receber o público, mediar as conversas e até para montar o espaço”, explica Tânia Margarida Lima Costa, coordenadora do Museu Itinerante Ponto UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e da Exposição Didático-Científica Multissensorial.

Ao redor da carreta da Exposição, haverá uma programação diária com artistas locais, valorizando, assim, o que a cultura do Pará tem de melhor. Mostra de artesanato, exposições e performances, oficinas de arte e cultura, shows musicais, apresentações teatrais e de dança, contação de histórias, dentre outras iniciativas, fazem parte da programação, construída em parceria com lideranças locais e Prefeituras Municipais.

Confira a programação do Expresso do Amanhã em Canaã dos Carajás:

Quando: 3/6 a 7/6

Onde: ao lado da Prefeitura

Entrada gratuita

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *