Canaã dos Carajás quer construir um aeroporto de voos domésticos e internacionais, sendo também um terminal de cargas

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, segue à frente de um dos projetos mais ambiciosos da cidade: a construção de um aeroporto que servirá tanto para voos domésticos e internacionais quanto como um terminal de cargas. A obra promete ser um divisor de águas para o município, que tem se destacado no cenário de desenvolvimento regional.

Josemira demonstra planejamento até nas viagens quando vai a Brasília, já emplacando uma série de agendas para a cidade, evitando o vai e vem constante. Na última semana, durante uma dessas viagens, ela assinou o protocolo oficial do convênio de delegação com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com isso, a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás obteve o direito de construir e administrar o novo aeroporto, um marco para a cidade. O documento foi formalizado com o secretário nacional da Anac, Tomé Barros.

Com a delegação assegurada, Canaã dos Carajás agora figura entre os municípios brasileiros que pleiteiam a concessão para gestão aeroportuária — competência que, atualmente, é da União. Além disso, a prefeitura já enviou à Anac toda a documentação necessária para dar andamento ao projeto. A área onde o aeroporto será construído, entre a Transcarajás e a VE-3, na zona rural, foi desapropriada em dezembro de 2024. 

O projeto tem uma grande ambição: transformar Canaã no centro logístico do sul e sudeste do Pará, com a estimativa de atender cerca de 1 milhão de habitantes da região. Após a conclusão da obra, o aeroporto será o maior da região e promete impulsionar a economia local, atraindo novos negócios, empregos e oportunidades.

A prefeita afirmou que a construção do aeroporto é crucial para o desenvolvimento da região. “Canaã tem se transformado em um protagonista do desenvolvimento. Pensamos o município além das fronteiras. Interligar os municípios, atrair negócios, gerar emprego e renda nessa localidade. Isso é estratégico para o desenvolvimento do país.”, disse.

Com o projeto em andamento, a expectativa é que o aeroporto se torne um ponto de transformação econômica e logística para toda a Amazônia.

Acompanhe as notícias no WhatsApp