Canaã dos Carajás ganha nova subestação de energia

A obra ainda inclui a construção de linhas de transmissão e alimentadores para atender a cidade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Na próxima terça-feira, dia 19, a Celpa, em parceria com a Vale, fará a inauguração de uma nova subestação de energia no município de Canaã dos Carajás. A obra proporciona uma melhor distribuição de carga e garante um fornecimento de energia elétrica firme e de qualidade para a cidade do Sudeste paraense. A subestação já está energizada e beneficia diretamente mais de seis mil famílias na região.

No total, o investimento em Canaã dos Carajás fica na ordem dos R$ 38 milhões. Além da subestação, o trabalho também contemplou a construção de mais de 58 quilômetros de linha transmissão, que liga Parauapebas a Canaã, e, ainda, a implementação de mais três alimentadores para atender o município. A obra toda traz melhorias aos seguintes bairros: Portal do Sol, Parque Ecológico, Vale Verde e loteamentos Boa Viagem, Novo Horizonte, Parque dos Carajás, Paraíso das Águas.

Para o diretor da área de Distribuição da Celpa, Daniel Negreiros, a nova subestação, e as outras ações que a envolvem, são uma importante aquisição para um dos municípios de grande destaque na economia do Estado. “Garantindo um fornecimento de energia firme e com maior qualidade, nós proporcionamos satisfação ao cliente e mais desenvolvimento para Canaã dos Carajás. É exatamente esse o nosso compromisso com todo o estado do Pará”, avalia o diretor.

  Exposição Amazônia Fragmentada ficará aberta à visitação até 9 de julho

A nova linha de transmissão faz parte também de um pacote de 30 obras em investimentos sociais que a Vale vem desenvolvendo no município. “Mais uma vez, a Vale atua como parceira na melhoria dos serviços públicos prestados para a população. Essa rede traz melhor qualidade de vida para Canaã e ainda mais potencial para atração de novos empreendimentos e o seu crescimento”, destaca o líder de Socioeconomia do Projeto Ferro Carajás S11D da Vale, Leonardo Neves.

Ao longo de pouco mais de três anos em que está sob nova gestão, a Celpa atuou no município de Canaã dos Carajás com a construção de uma subestação provisória e as ampliações das subestações Sossego e Vila Planalto. Também foi viabilizada a construção de dois novos alimentadores para a área urbana da cidade e instalações de equipamentos de compensação e regulação de tensão.

Essas ações puderam ser refletidas nos indicadores de qualidade do fornecimento. Para ter uma ideia, em um comparativo entre 2014 e 2015, o número de horas que os moradores de Canaã dos Carajás ficaram sem luz (DEC), reduziu em 42%. Já em relação à quantidade de vezes que a população da cidade ficou sem energia (FEC) essa redução foi de 36%. Em uma comparação com o ano de 2012, quando a concessionaria foi assumida pela nova gestão, a melhoria é bem mais expressiva: a redução de DEC é de 71,9% e a do FEC é de 56%.

  Zequinha visita Canaã para evento político

SUBESTAÇÕES – Desde 2012, já foram 119 subestações construídas ou reformadas pela Celpa em todo o Estado. As subestações são responsáveis pela distribuição da energia. Antes de chegar às residências, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas subestações. Elas elevam e rebaixam a tensão de acordo com a necessidade de distribuí-las pelas redes de distribuição (media tensão), que comportam pequenos transformadores em postes, que finalmente reduzem a tensão para ser entregue e consumida pelos clientes da Celpa.

Redação do Portal Canaã com Informações da Celpa



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas