Canaã dos Carajás: Alunos da Escola Ronilton Aridal participam de palestra sobre saúde mental

Foto: Diego Barbosa

Um momento para reflexão e atenção sobre o importante tema, as emoções e o autocuidado. Estar atento aos sentimentos foi a tônica da palestra “Saúde Mental enquanto há tempo”, realizada na última sexta-feira (26), na Escola Municipal de Tempo Integral Ronilton Aridal. A programação faz parte da iniciativa Janeiro Branco, numa parceria entre as secretarias municipais da Mulher e Juventude e Educação.

Segundo a palestrante, a psicóloga do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Glauciene Amorim, a conversa concentrou-se em provocar a interação dos adolescentes para verificar o quanto estão familiarizados com temas a respeito da saúde mental.

“Bem-estar está ligado a como o indivíduo consegue lidar com as suas demandas do dia-a-dia, provocando melhor uma forma de lidar com seus problemas, com as suas habilidades, fazendo com que ele tenha um desempenho muito melhor, tanto nos estudos quanto na sua jornada de trabalho, porque saúde mental aflige hoje toda a população, tanto criança quanto jovens, adultos e até a fase mais da terceira idade.”, relatou a psicóloga.

O estudante do nono ano, Kaique Félix Silva Borges, 14 anos, disse que era importante saber os desafios e benefícios da saúde mental. “A saúde mental é muito relacionada ao dia a dia, aos trabalhos das pessoas.”, disse. Já a aluna Nadia Emanuele Gomes Moreira afirmou que o tema é importante para o desenvolvimento do aprendizado: “a gente precisa ter um foco a mais nos estudos. E se a gente não tiver uma saúde mental estável, pode trazer muitos impactos na nossa vida. A gente tem que saber dividir as coisas que gostamos com as necessidades.”, concluiu.

A campanha nacional tem o objetivo de inspiraras pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar. Em Canaã dos Carajás, diversas secretarias realizaram, ao longo do mês, programações que envolveram o público e servidores.

 

Texto: Vinícius de Paula

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta