Canaã 29 anos: Josemira inicia comemoração de aniversário com um tour por mais de 80 obras

Construção de escolas, novos prédios públicos, pavimentação urbana e rural, iluminação, casas populares e muitas outras ações fizeram parte do Tour de Aniversário da Cidade, iniciando as comemorações dos 29 anos de emancipação do município de Canaã dos Carajás.

O evento reuniu cerca de 250 pessoas, dentre elas, lideranças comunitárias, empreendedores e demais representantes da sociedade civil, vereadores, secretários municipais e outros servidores públicos. O tour, conduzido pela prefeita Josemira Gadelha, apresentou aos participantes 84 obras — dentre concluídas e em andamento —, realizadas pelo Poder Executivo em diversos bairros canaenses.

Anfitriã, a prefeita Josemira Gadelha agradeceu a todos pela presença e expressou que as obras são frutos de um planejamento de longo prazo. “Nós sabemos do potencial de Canaã em relação à mineração. Porém, estamos criando novas matrizes econômicas, desenvolvendo a infraestrutura para nos tornarmos referência em turismo. Canaã é protagonista de sua história e estamos viabilizando novos caminhos para nossa gente”, afirmou.

Os convidados sentiram-se esperançosos quanto ao município. Ao visitar o local previsto para a construção do aeroporto, o produtor rural Divino Terra Santa agradeceu à gestão pelas obras. “Esse aeroporto vai enriquecer nosso município, facilitar tudo”, disse.

Já a empresária do ramo gastronômico Elenilde da Silva, ao conhecer o local das obras do Centro de Eventos, revelou que seu negócio cresceu muito após participar das feiras, shows e eventos da prefeitura. “Fico feliz em viver numa cidade com gestores capacitados. Os eventos são uma vitrine para minha empresa. Ajudam no crescimento da cidade e dos empreendimentos.”, afirmou.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Dinilson José, comentou sobre a integração dos poderes Executivo e Legislativo na busca pela construção de uma cidade dinâmica economicamente. “Essas obras testemunham que estamos no caminho certo por uma Canaã repleta de oportunidades de crescimento para todos que vivem aqui.”, revelou.

Saiba como foi o evento

A excursão teve início às 8h, quando os ônibus partiram do Centro Administrativo pela avenida São João até a Ipanema, no bairro Novo Horizonte. Na via, os presentes visitaram os prédios recém-entregues, Central do Cidadão e sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, além da obra do prédio do Samu, em fase de conclusão.

Em seguida, o tour chegou a avenida Weyne Cavalcante, principal via do município para o deslocamento de veículos e, principalmente, para a prática esportiva e atividades de lazer em família para pedestres.

Visita à região do aeroporto marcou evento

Entre os pontos altos da excursão, foi a visita ao local indicado pela Infraero para a construção do aeroporto de Canaã dos Carajás, na VE-3. Destinado a voos comerciais e de carga, o aeródromo público será o maior da região e vai transformar o município em um importante polo logístico na região. A obra será realizada com recursos próprios da prefeitura.

A excursão seguiu até a região dos bairros Vale dos Sonhos, Vale da Bênção e Ouro Preto. Na localidade, os visitantes visualizaram a obra da Escola Tecnológica do Estado do Pará, destinada aos estudantes do Ensino Médio, a praça e o lago recreativo do Vale da Bênção e o local destinado à construção do Espaço de Eventos. Este último, composto por Centro de Eventos, Parque de Exposições, Centro de Esporte Radicais e Centro de Convenções, receberá investimento de quase R$ 30 milhões.

Ainda no bairro Ouro Preto, os convidados acompanharam a recém-inaugurada Câmara dos Vereadores e a obra da Praça de Alimentação, em fase de implantação da cobertura, que será inaugurada em breve.

Na região central de Canaã, os ônibus percorreram as obras de reforma e ampliação de diversas escolas municipais. Dentre elas, a escola Tancredo Neves e o Núcleo de Educação Infantil Maria de Lourdes. Destaca-se também a construção do novo centro de educação infantil, no bairro Esplanada.

Seguindo pelo bairro Nova Esperança, a excursão percorreu a obra do Lago Recreativo que irá atender a população da região, como ótima opção de lazer paras famílias. A obra conta com calçadas, passarela, arborização, locais para piquenique e iluminação de LED

Programas habitacionais mostram preocupação da gestão com o desenvolvimento social

Outro destaque do evento, foi à visita ao Residencial Canaã. Na oportunidade, a prefeita falou do programa A Casa é Sua, do governo municipal, que visa isentar os moradores do local do pagamento do financiamento habitacional. No total, as 933 famílias residentes serão beneficiadas. “Esse programa é um dos nossos maiores orgulhos. Garantir segurança a tanta gente batalhadora”, disse Josemira.

A pavimentação da avenida Cinco de Outubro, também foi digna de visita. Inaugurada no início de 2023, a obra destaca-se pela beleza e pela ciclovia que dá acesso ao Parque Veredas. Na região a prefeita também mostrou aos visitantes a obra da escola de ensino fundamental que está sendo edificada no bairro Bela Vista.

Seguindo em direção zona rural, o tour passou pela PA-160. O local está sendo duplicado. A primeira fase da obra compreende o trecho da saída da cidade até à rotatória da Rodovia Arnaldo Chagas e a seginda fase, até a altura da Agrovila Nova Jerusalém. A prefeita também mencionou as obras de urbanização do bairro Vale Canaã, compreendo redes de água e esgoto, energia elétrica para a comunidade.

Um dos projetos mais audaciosos da gestão foi apresentado por Josemira, na VS-44. “O Residencial Recanto da Amazônia será um dos bairros mais bonitos do município”, disse. Com vista privilegiada, no local serão construídas 888 casas populares, com escola, Crás, unidade básica de saúde e complexo esportivo.

Zona Rural pavimentada e novo Hospital Municipal

No período da tarde, a excursão seguiu para a VS-52, que está sendo duplicada. Lá, foram apresentadas as obras de urbanização dos loteamentos, que estão recebendo iluminação, pavimentação asfáltica e calçadas. A localidade vai receber a construção de uma escola de ensino fundamental, creche e um núcleo de educação infantil para os moradores da região.

Por meio da VP-20, os ônibus percorreram a região da Vila dos Imigrantes. A prefeita exibiu estradas recém-pavimentadas, com sinalização até a Rodovia Arnaldo Chagas, importante via de acesso à Mina de S11D, vilas rurais e municípios vizinhos, como Agua Azul do Norte.

O comboio foi até o Polo Educacional, localizado no Distrito Empresarial de Canaã dos Carajás. Lá, os visitantes contemplaram a obra do campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O local vai receber estudantes dos diversos cursos de graduação em andamento no município.

Retornando ao perímetro urbano, a tour percorreu as avenidas em obras Belém e América, na região do bairro Parakanã. Na localidade, os visitantes visualizaram as obras do Planetário 4k — que será entregue nesse mês —, o centro de zoonoses e a Estação de Tratamento de Esgoto do Saae, com inauguração marcada para o dia 11 de outubro. Ainda na avenida Belém, a excursão chegou até a localidade na qual serão construídas 628 casas populares.

E o tão aguardado pelo cidadão canaense, o novo Hospital Municipal, não ficou de fora da tour. Os convidados conheceram a área onde está em andamento a obra do centro de saúde, projetado para ser o maior da região. De média e alta complexidade, o hospital terá 72 leitos de internação, 20 leitos de UTI e mais 8 leitos neonatais. Em fase de fundação, o investimento municipal é de quase R$ 200 milhões.

Por fim, o comboio passou pela avenida Antônio Carola, com urbanização recém-inaugurada e seguiu para o Complexo Poliesportivo do bairro Santa Vitória. O complexo conta com duas piscinas semiolímpicas, ginásio de esportes, equipado com uma quadra de tamanho oficial, arquibancadas e área de lazer, proporcionando um ambiente adequado para eventos esportivos e momentos em família.

 

Texto: Vinícius de Paula

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *