Câmeras flagram onça pintada e filhote em área recuperada; veja vídeo

Uma onça-pintada (Panthera onca), com filhote, foi registrada por uma câmera especial de movimento, instalada pela Vale, durante uma caminhada em uma mata localizada no sudeste do Pará. O que antes era fazenda, com a implementação de um grande corredor ecológico volta a abrigar felinos de grande porte.

O Projeto Corredores Ecológicos consiste em formar galerias que unem pontos de florestas, antes separados por áreas degradadas, voltando a constituir uma única e extensa área verde. A iniciativa é da Vale, que adquiriu as fazendas, e monitora o local em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O trabalho é realizado na região entre Canaã de Carajás e Parauapebas, no sudeste do Pará.

No local, com cerca de 5 mil hectares de extensão, mais de meio milhão de mudas já foram plantadas fazendo ressurgir a floresta Amazônica. O registro da presença de felinos como a onça, animal topo da cadeia alimentar, é umas das evidências de que a biodiversidade retoma a vida na área reflorestada.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *