Belém é referência mundial em gastronomia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Belém recebeu neste mês de dezembro  o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco. A capital paraense torna-se referência mundial em gastronomia, e passa a integrar uma rede de cidades que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

Atualmente, a rede de cidades criativas é composta por 116 cidades, em todo o mundo, e em sete segmentos da indústria criativa: literatura, cinema, música, artesanato e arte popular, design, artes e gastronomia. Além de Belém, outras duas cidades brasileiras entraram na lista: Santos, na categoria Filmes, e Salvador, por sua música.

O trabalho de candidatura de Belém é fruto de uma ação da Prefeitura de Belém em parceria com o Governo do Estado e entidades representativas do setor, tais como Instituto Paulo Martins, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Instituto Atá, que se uniram no propósito de oficializar não só a culinária, mas toda a cultura gastronômica de Belém como referência global. A candidatura da capital paraense teve o apoio do Itamaraty, Confederação Nacional do Turismo e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

“Para nós que trabalhamos para o desenvolvimento da gastronomia paraense, é a coroação de um trabalho que vem sendo realizado há mais de 30 anos”, comemora Joanna Martins, diretora executiva do Instituto Paulo Martins.

  [Atualizada] Acidente Fatal com duas vítimas é registrado em Canaã dos Carajás

Confira abaixo a criatividade da gastronomia: 

Tacacá
Tacacá / Foto: Cristino Martins
Vatapá
Vatapá / Foto: Cristino Martins
Maniçoba
Maniçoba / Foto: Cristino Martins



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas