O preconceito e a falta de informação afetam diretamente a população neurodiversa no Brasil. É por isso que episódios de discriminação contra pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), por exemplo, são comuns na imprensa brasileira. A fim de chamar a atenção da comunidade para a necessidade de se compartilhar conhecimento e vivências sobre o assunto, neste mês, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, espaço que integra o Instituto Cultural Vale, promoverá duas ações especiais, celebrando, assim, a diversidade e incentivando a inclusão no território.
A primeira delas é a iluminação da fachada do prédio na cor azul, no dia 2 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Já a segunda ação ocorrerá na próxima quinta-feira, 6 de abril, a partir das 16 horas, na Sala de Leitura da instituição. Neste dia, haverá uma roda de conversa com pais de crianças e de jovens com TEA e profissionais da saúde, seguida de uma exposição que reúne obras de Rangel da Silva Barbosa, de 22 anos, que é um jovem com autismo e aluno da Escola de Teatro da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.
A programação é aberta à comunidade e gratuita. Para participar, basta comparecer ao local no dia e no horário da ação. Quem tiver dúvida a respeito, pode entrar em contato com a Casa da Cultura, ligando ou enviando mensagens para o número (94) 99220-3451.