Atualização sobre garimpeiros soterrados em Canaã dos Carajás

Atualizado as 17:48
Local de drenagem dos buracos e a acesso para resgate Foto: @jorgeclesio

A operação de resgate está em andamento para libertar três garimpeiros que ficaram presos em uma “gruna” (túnel subterrâneo) na região da Nova Jerusalém, na madrugada de sexta-feira(24). Os três homens estavam escavando no subsolo quando o acesso desmoronou, por volta das 2h da manhã.

Os trabalhadores já estão em área subterrânea por 42h. Eles seguem em contato com familiares e autoridades por meio de uma mangueira e já estão exaustos.

Os trabalhadores são João Vitor, Isaque e Eduardo. Os dois últimos  moram na região da Nova Jerusalém, enquanto Eduardo, conhecido como neguinho, na Vila Bom Jesus.

Com o fechamento da principal túnel de acesso, sobrou apenas um outro mais profundo, que está submerso de água. O túnel tem aproximadamente 45 metros. O mergulhadores já conseguiram chegar ao local e tentam subir.

Por volta das 22h se iniciaram a retiras do trabalhadores. O primeiro foi João Vitor, o segundo, por volta das 22h30 foi Eduardo. Já o terceiro, Isaque, cerca de uma hora depois.

Logo após o resgate, algo trágico aconteceu:l, veja abaixo:

Garimpeiro morre após operação dos soterrados

Desde as primeiras horas da amanhã iniciaram o processo de drenagem, que já segue por mais de 24.

Uma equipe de mergulhadores já tomaram conta da operação e seguem dentro da mina desde as 14h. Já fizeram a checagem do local e continua tentando avançar até onde estão os jovens.

Mergulhadores Profissionais e Operários da mina estão em conflito diante da ansiedade de resgatar os colegas e serem proibidos de participar do resgate.

A Polícia Militar e equipe de fiscalização do Meio Ambiente do municipio, também estão no local.

 

Acompanhe as notícias no WhatsApp