Após invasão de terra em Canaã, Vale prova ter posse da área e Juiz determina reintegração de posse

A área está em briga judicial entre produtores e a mineradora
Produtores Rurais se mobilizaram aos arredores da invasão

Na manhã desta sexta-feira (14), a cidade de Canaã dos Carajás foi surpreendida por um Movimento de Reforma Agrária, de cerca de 800 famílias, ao invadir uma área de terra particular, no município. O grupo ocupou uma área conhecida como “Terra Prometida” no Assentamento Cosme e Damião, nas proximidades do projeto S11D. De início, um grupo de pecuarista e membros do sindicato dos produtores rurais se mobilizaram pela retirado dos invasores.

No entanto, durante esta noite uma decisão judicial, que o Portal Canaã analisou, foi emitida em favor da mineradora Vale, que comprovou ter a posse da área em questão que está em conflito. O Juiz Plantonista, Danilo Alves Fernandes, deferiu a liminar de reintegração de posse, considerando que a empresa cumpriu os requisitos necessários para comprovar a sua posse legítima.

A área que foi ocupada por invasores corresponde a 1.527 hectares, que convertidos em alqueires da nossa região, resulta em aproximadamente 318 alqueires. A área fica localizada na Vicinal Colono, segundo a decisão.

A decisão judicial, que o Portal Canaã teve acesso, determina que o Movimento de Reforma Agrária desocupe a área imediatamente, sob pena de dez mil reais (R$10.000) por dia de descumprimento.

Nas redes sociais, o Sindicato dos Produtores Rurais, mobilizaram a população afetada para tentar desmobilizar a “invasão”, que segundo a nota compartilhada, foi na propriedade Sol Nascente. O Sindicato marcou a mobilização na Fazenda São Jorge. Porém, nessa noite a sociedade foi surpreendida com a liminar que mostra o envolvimento da mineradora Vale que tem a posse da área, e não dos proprietários citados.

Confira a decisão na íntegra

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *