Apesar da ordem de Reintegração, invasão já dura vinte dias em Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Invasão aos arredores do Novo Brasil / Fotos: @JorgeClesio

Já completaram vinte dias que um grupo de pessoas ocupam uma área privada e de preservação permanente do município. O local fica do outro lado do morro do Novo Brasil, próximo ao Bairro Cidade Nova e Park Carajás e foi invadido no dia 16 de Julho.

Proprietária da área privada, a empresa Nova Empreendimentos, entrou na justiça pedindo a reintegração, que foi concedida pela 1ª Vara Cível e Empresarial de Canaã dos Carajás, determinando a desocupação imediata da área sob ‘multa diária e individual de R$1.000’. O que não aconteceu.

O Portal Canaã visitou o local e constatou que a área ainda continua ocupada, com lotes demarcados e alguns moradas já fixadas com um movimento intenso de pessoas.

Moradores dos bairros vizinhos tem reclamado constantemente ao Portal, sobre o incômodo causado pela ocupação. Os invasores ateam fogo rotineiramente o que incomoda os moradores, que as vezes precisam deixar suas casa por conta do incômodo até mesmo para crianças.

A Prefeitura Municipal, que também é envolvida para solucionar o conflito, tem apoiado a determinação de Reintegração e, enfatizado os programa sociais que o município já dispõe para a comunidade e estão em andamento como, por exemplo, o Moradia Digna, que teve início ainda na última gestão, e já beneficiou dezenas de famílias com residências próprias em Canaã dos Carajás.

  Quadrilhas estaduais esquentam fim de semana na Cidade Junina; veja fotos

Procurado pelo Portal, o líder de Governo, o vereador Cleverson Zajac, falou sobre a situação.

“Nós do governo estamos fazendo o maior programa de habitação digna pra contemplar as famílias que necessitam de lugar decente pra viver.

 

Invasões como essas não serão permitidas por que queremos fazer uma cidade organizada e pensada para as futuras gerações. Outras já ocorreram e prejudicaram a Infraestrutura do município. Agora caminhamos para plenejar e dar o mais rápido possível a moradia digna”.

Segundo o vereador, a Legislativo está preocupado e empenhado em aprovar as leis necessárias para solucionar os problemas habitacionais.

Em 2021, a Prefeitura está licitando a construção de 58 casas, que serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Moradia Digna é o primeiro programa Habitacional da história de Canaã e foi lançado no ano de 2016. A meta da atual gestão é beneficiar 4 mil famílias com o programa, seja com a entrega de casas, com melhorias sanitárias, cheque moradia ou cartão reforma e ampliação, até 2024.

 

Como Participar do Programa?

 

Os interessados em se inscrever no programa devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação, que fica localizada na avenida João Figueiredo, número 15, bairro Parque Ecológico, atrás do Hospital 5 de Outubro. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.

  [Atualizada] Acidente Fatal com duas vítimas é registrado em Canaã dos Carajás

Critérios

Um dos principais critérios do programa é não está envolvido em algum movimento de invasão ou ocupando áreas irregularmente.

Então, Podem se inscrever no programa, pessoas que não tenham recebido outro benefício de natureza habitacional;

Pessoas sem moradia própria;
Pessoas que residem em Canaã há pelo menos dois anos;
Pessoas que possuem renda familiar inferior a três salários mínimos;
Idosos e pessoas com deficiência têm prioridade.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas