Apesar da ordem de Reintegração, invasão já dura vinte dias em Canaã dos Carajás

Invasão aos arredores do Novo Brasil / Fotos: @JorgeClesio

Já completaram vinte dias que um grupo de pessoas ocupam uma área privada e de preservação permanente do município. O local fica do outro lado do morro do Novo Brasil, próximo ao Bairro Cidade Nova e Park Carajás e foi invadido no dia 16 de Julho.

Proprietária da área privada, a empresa Nova Empreendimentos, entrou na justiça pedindo a reintegração, que foi concedida pela 1ª Vara Cível e Empresarial de Canaã dos Carajás, determinando a desocupação imediata da área sob ‘multa diária e individual de R$1.000’. O que não aconteceu.

O Portal Canaã visitou o local e constatou que a área ainda continua ocupada, com lotes demarcados e alguns moradas já fixadas com um movimento intenso de pessoas.

Moradores dos bairros vizinhos tem reclamado constantemente ao Portal, sobre o incômodo causado pela ocupação. Os invasores ateam fogo rotineiramente o que incomoda os moradores, que as vezes precisam deixar suas casa por conta do incômodo até mesmo para crianças.

A Prefeitura Municipal, que também é envolvida para solucionar o conflito, tem apoiado a determinação de Reintegração e, enfatizado os programa sociais que o município já dispõe para a comunidade e estão em andamento como, por exemplo, o Moradia Digna, que teve início ainda na última gestão, e já beneficiou dezenas de famílias com residências próprias em Canaã dos Carajás.

Procurado pelo Portal, o líder de Governo, o vereador Cleverson Zajac, falou sobre a situação.

“Nós do governo estamos fazendo o maior programa de habitação digna pra contemplar as famílias que necessitam de lugar decente pra viver.

 

Invasões como essas não serão permitidas por que queremos fazer uma cidade organizada e pensada para as futuras gerações. Outras já ocorreram e prejudicaram a Infraestrutura do município. Agora caminhamos para plenejar e dar o mais rápido possível a moradia digna”.

Segundo o vereador, a Legislativo está preocupado e empenhado em aprovar as leis necessárias para solucionar os problemas habitacionais.

Em 2021, a Prefeitura está licitando a construção de 58 casas, que serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Moradia Digna é o primeiro programa Habitacional da história de Canaã e foi lançado no ano de 2016. A meta da atual gestão é beneficiar 4 mil famílias com o programa, seja com a entrega de casas, com melhorias sanitárias, cheque moradia ou cartão reforma e ampliação, até 2024.

 

Como Participar do Programa?

 

Os interessados em se inscrever no programa devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação, que fica localizada na avenida João Figueiredo, número 15, bairro Parque Ecológico, atrás do Hospital 5 de Outubro. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.

Critérios

Um dos principais critérios do programa é não está envolvido em algum movimento de invasão ou ocupando áreas irregularmente.

Então, Podem se inscrever no programa, pessoas que não tenham recebido outro benefício de natureza habitacional;

Pessoas sem moradia própria;
Pessoas que residem em Canaã há pelo menos dois anos;
Pessoas que possuem renda familiar inferior a três salários mínimos;
Idosos e pessoas com deficiência têm prioridade.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário