ACL realiza o 1° Encontro Municipal de Escritores e Escritoras de Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Divulgação / ACL

A Academia Canaãnense de Letras – ACL realizou na noite de sábado, 30 o 1° Encontro Municipal de Escritores e Escritoras de Canaã dos Carajás. O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença de membros acadêmicos, familiares de patronos e patronesses e imprensa.

“Esse foi o nosso 1° encontro e aberto ao público e em especial para os nossos convidados especiais que eram os familiares de dos nossos patronos e patronesses, onde no nosso discurso de defesa destacamos a homenagem a essas pessoas que nomearam as nossas cadeiras, e fizeram história na nossa região. Agradecemos a Câmara Municipal de Vereadores pelo espaço a TV Web Cidade que transmitiu nas redes sociais, e ao Portal Carajás o Jornal pela cobertura. Cumprimos com a nossa missão”, disse o presidente da ACL Junior Vaz Kanaí.

O evento teve início por volta 19h30, e membros fundadores da ACL defenderam as suas biografias e homenagearam seus patronos e patronesses, algumas apresentações foram transmitidas por vídeo.  O momento foi de comemoração e reafirmação do compromisso da ACL com o município.

O 1° Conselheiro Fiscal e membro fundador, Antônio Luiz de Jesus Gomes, cadeira 20, agradeceu a presença de todos e cumprimentou as autoridades presentes, “quero saudar os presentes e em especial o nosso presidente e as demais autoridades presentes, apresento a belíssima história do meu patrono o senhor Jeremias Ribeiro de Santana, que ajudou efetivamente na emancipação deste município”, disse Jesus durante a sua defesa e homenagem na tribuna.

  Zequinha visita Canaã para evento político

Na ocasião o ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Anuar Alves, presenteou com o seu livro “Anuar Alves Uma História de Lutas e Conquistas” os membros da academia e demais pessoas presentes. Quem marcou presença também pode conferir de perto o livro da acadêmica Edleuza Ribeiro “O Meu Sonho Prosperou” lançado na última quinta-feira, 28.

Carlos Refribom, acadêmico fundador e Diretor Social da ACL,  cadeira 9, em sua defesa contou a sua trajetória e homenageou o seu patrono. “Agradeço ao presidente desta Casa de Leis, Dinilson José que autorizou o uso deste espaço para nos reunirmos. Hoje estamos escrevendo história. Em minha defesa homenageei o professor Luiz Carlos Pinto Ribeiro que chegou em Parauapebas no início da década de oitenta, formado em pedagogia de língua portuguesa foi pioneiro na área educacional do município de Parauapebas e região, ele trabalhou comigo de 2005 a 2011 no Carajás o Jornal, e esse reconhecimento eu fiz questão de fazer, ele merece ser imortalizado pelo seu bom trabalho e contribuição. Eu só tenho a agradecer a família do professor Luiz por me permitir fazer essa homenagem e a minha família e amigos por me apoiar”, disse em entrevista.

Durante a solenidade também compartilhado que em breve será lançado uma antologia da ACL, com biografias de seus respectivos patronos e patronesses, além de histórias de pioneiros de Canaã dos Carajás. Após o encerramento um coffee break foi servido aos presentes.

  Exposição Amazônia Fragmentada ficará aberta à visitação até 9 de julho



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas