A mineração se reinventa com o projeto S11D

"Imagine uma mina sem caminhões fora de estrada para transportar o minério de ferro e sem barragem de rejeito. Ela existe e fica em Canaã dos Carajás", afirmou Gleuza Jesué, Gerente-executiva de Meio Ambiente da Vale.

Inaugurado em 17 de dezembro de 2016, o Complexo S11D Eliezer Batista é o maior projeto de mineração da história da Vale e do setor. O empreendimento, que agrega tecnologia de ponta, baixo custo e alta produtividade, permitirá à Vale uma redução  anual de, no mínimo, 50% das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), o que significa cerca de 130 mil toneladas de CO2 equivalente que deixarão de ser emitidas. Além disso, vai permitir uma economia de 18 mil MWh/ano de eletricidade, o equivalente ao consumo de 10 mil residências.

O S11D é um exemplo do compromisso da Vale em desenvolver soluções alinhadas aos esforços mundiais de redução das emissões de GEE e da manutenção de uma gestão equilibrada dos recursos naturais nos processos. São ações e compromissos que integram a Política Global de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas da Vale. A política estabelece a Meta Carbono, criada em 2012, na qual a empresa se compromete em reduzir em 5% suas emissões diretas de GEE em 2020, a partir de medidas de combate à mudança do clima e de seus impactos. A empresa ainda incentiva sua cadeia de valor a fazer o mesmo.

Em 2015, a Vale desenvolveu planos para o monitoramento anual das reduções de emissões dos projetos que compõem a carteira da Meta Carbono para garantir que sua meta de redução seja atingida no ano planejado. Como resultado dessas iniciativas, a Vale foi reconhecida pela sexta vez como uma das empresas líderes em transparência no Brasil, integrando novamente o índice Climate Disclosure Leadership Index (CDLI), do Carbon Disclosure Project (CDP), cujo sistema permite às empresas medir, gerenciar e compartilhar informações sobre emissões de GEE e outros temas ambientais. A Vale teve ainda seu inventário qualificado, mais uma vez, com o selo Ouro do Programa Brasileiro do GHG Protocol.

Para se manter focada em suas metas, a Vale fez, no ano passado, uma revisão aprofundada em sua política de sustentabilidade baseada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). A política da Vale tem como objetivo estabelecer diretrizes e princípios para a sustentabilidade em seus projetos e operações, reforçando o compromisso com a vida em primeiro lugar e sua responsabilidade social, ambiental e econômica.

A meta considera a diferença entre emissões evitadas ou reduzidas com a estimativa de emissões reais em 2020, caso a empresa não tomasse nenhuma iniciativa nesse sentido.

Por.

Gleuza Jesué

Gerente-executiva de Meio Ambiente da Vale, Gleuza Jesué atua na área socioambiental há 28 anos, especialmente no setor de energia. É responsável pela área ambiental da Vale no Brasil e em todas as unidades da empresa no exterior. Atualmente é membro suplente do Conselho Curador da Fundação do Banco do Brasil e representante da Vale no Conselho do Cebds.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário