PARÁ: Com preços defasados, postos têm dificuldade para comprar diesel

Posto de combustível Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A política de preços da Petrobras, que tem causado uma crescente defasagem nos preços dos combustíveis em relação às cotações internacionais, já provoca também problemas no abastecimento interno. Postos estão com dificuldades para adquirir óleo diesel. Revendedores dizem que as distribuidoras estão cortando e restringindo pedidos de compra por causa da menor disponibilidade do produto no mercado local.

Segundo apurou o Poder360, falta diesel no mercado interno com a redução nas importações do produto. Desde que a Petrobras deixou de se guiar pelo PPI (Preço de Paridade Internacional) e passou a reduzir os preços com base na sua nova política, a defasagem no valor é de 30%, mostra relatório da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) divulgado nesta 5ª feira (10.ago.2023). Eis a íntegra (798 KB).

De acordo com o MinasPetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais), postos mineiros com dificuldades para comprar diesel S10 e S500. Em nota (35 KB), a entidade alerta para o risco de desabastecimento, sobretudo em estabelecimentos no interior e de marca própria, que podem ficar sem diesel nos próximos dias se a situação não for normalizada.

O mesmo cenário já é relatado em outras regiões do Brasil.

Pesquisa da consultoria Posto Seguro indica que revendedores têm encontrado restrições para comprar diesel S500 em 6 Estados:

Rondônia;
Pará;
Minas Gerais;
Mato Grosso;
Paraná;
Santa Catarina.

A situação é pior no caso do diesel S10. Há relatos de cortes no fornecimento em 11 unidades da Federação:

Rondônia;
Pará;
Tocantins;
Rio de Janeiro;
Distrito Federal;
Mato Grosso;
Mato Grosso do Sul;
Goiás;
Paraná;
Santa Catarina;
Rio Grande do Sul.

A Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) confirma casos de restrição em em algumas regiões. Afirma que são pontos isolados e diz não haver cenário de desabastecimento no país no momento.

Fonte: PoderData360

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *