Opinião| Os acenos silenciosos de Bolsonaro

O que pode vir pela frente? O silêncio de Bolsonaro pode dizer alguma coisa?

Jair Bolsonaro, ainda presidente da república até 31 de Dezembro, tem mantido um silêncio gritante após a derrota nas urnas em 30 de Outubro, o silêncio, bem mais que a fala, tem causado grandes temores em todo o País, especialmente aos apoiadores, que permanecem nas ruas pedindo intervenção federal e contestando o processo eleitoral, que em ótica de vários especialistas mateve-se, durante as eleições, totalmente parcial.

O próprio silêncio de Bolsonaro vem ficando ‘desasenado’, a medida que o tempo avança, nada eficaz e concreto tem sido apresentado e a cada dia as instituições e a imprensa o descredibiliza. O que o presidente tem dito, mesmo em silêncio, é: ‘aguardem mais um pouquinho’. Esse ‘aguardem’, mesmo sem conteúdo, tem insuflado sua base, até mesmo a representativa: deputados e senadores eleito e reeleitos – que buscam criar narrativas em seu favor.

Outros acenos tem sido através de seus canais oficiais, onde o presidente tem feito publicações sem legendas e, simbólicas. Após 8 dias das eleições, com grandes manifestações nas ruas e principalmente em Brasília, Bolsonaro permanecia em silêncio ao publicar uma foto erguendo uma bandeira do Brasil. Para muitos, o PR, reassegurou o apoio ao patriotismo, marca de sua mensagem e campanha política. Até aí, Bolsonaro, se mostrava ativo e mostrando uma imagem de guerreiro altivo.

Foram 20 dias de mais silêncio, nesse período, as Forças Armadas apresentou relatório onde constatou inconsistências nas votações, mas assegurou não ter havido fraude. Assim, dias depois, o PL também apresentou relatório afirmando ter havido, mas foi imediatamente rejeitado pelo STE. Após isso, Bolsonaro, ainda em silêncio, publicou mais uma foto, com olhar apreensivo, em um plenário onde estava como presidente da República. Novas teorias surgiram sobre o aceno. O fato é. Bolsonaro, está isolado politicamente. Sem voz, e sem nada contundente a apresentar, a não ser ele próprio, como grande líder de sua massa oposicionista.

Por último, uma nova foto em suas redes, o presidente se apresenta na retaguarda, despachando e se planejando para alguma ação, ao assinar documento. Enquanto isso, o tempo passa, o novo Governo se planeja para entrar em cena com apoio da metade da população.

Bolsonaro se apresenta como uma incógnita, que já demonstra fraqueza e com um discurso em parte invalidado pela opinião pública. Seus acenos tem sido apenas para sua massa de apoiadores, e claro, ainda em busca dos quase 40 milhões de eleitores que se negaram a votar nas duas opções.

O que pode vir por aí? Resta a Bolsonaro apenas buscar uma saída honrosa, levantar o discurso de vítima do processo, anti-sistema e, ideológico, que são as narrativas que ainda tenta criar e o que mantém grandes mobilizações, independentes, nas ruas. A segunda, fez 32 milhões de abstenções.

Bolsonaro tem agora apenas trinta dias para se posicionar sobre seu futuro político. Milhões aguardam seu posicionamento nas ruas, que mesmo sem ele, se mantém e manterão contrários ao novo governo e regime politico.

Gostou, não gostou? Comente abaixo. 😉

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Opinião| Os acenos silenciosos de Bolsonaro

Deixe uma resposta