Manifestantes contra a prisão de Lula usam carimbo “Lula Livre”, nas notas de reais

Mais um vídeo envolvendo as manifestações contra a prisão do ex-presidente Lula (PT) começa a circula nas redes sociais. O vídeo que circula nas redes sociais mostra as notas de real sendo carimbadas.

O carimbo com a mensagem “Lula Livre” estampa varias notas no vídeo amplamente publicado nas redes sociais. A estratégia tem sido usada por manifestantes contrários à prisão do ex-presidente.

Veja também:

Viraliza na internet vídeo com carimbo em dinheiro de ‘Lula Livre’

Mensagem em grupos de WhatsApp sobre nota com carimbo de ‘Lula Livre’ preocupa internautas

Rasgar, suja, destrói, inutiliza, papel-moeda ou metálica, ainda que seja de sua propriedade estará configurado o crime de dano qualificado, previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal Brasileiro.

Especialistas comentam que este tipo de atitude é considerado crime contra o patrimônio da União.

Veja as recomendações sobre o uso do dinheiro divulgadas no site do Banco Central

Um pedaço de cédula tem valor?

Sim. Uma cédula que apresente nitidamente mais da metade do tamanho original em um único fragmento pode ser substituída, depositada ou utilizada em pagamentos diretamente em agência de qualquer banco comercial.

Pessoas e empresas são obrigadas a receber cédulas rabiscadas, rasgadas, coladas ou faltando pedaço?

Não. Toda cédula danificada só vale para ser depositada, trocada ou utilizada para pagamento em agência de qualquer banco comercial, que a enviará ao Banco Central para ser destruída.

Quais cédulas são consideradas sem valor?

São consideradas sem valor as cédulas que não apresentem em um único fragmento mais da metade do tamanho original. Havendo dúvidas em relação à perda de valor, as cédulas poderão ser encaminhadas ao Banco Central do Brasil para análise, por meio de agência de qualquer banco comercial.

Como encaminhar cédulas danificadas ao Banco Central (BC)?

As cédulas danificadas podem ser entregues à rede bancária, que, mediante recibo, deve aceitá-las e enviá-las ao Banco Central (BC) para análise e verificação de valor. O BC tem um serviço para exame das cédulas sobre as quais há dúvidas.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

2 thoughts on “Manifestantes contra a prisão de Lula usam carimbo “Lula Livre”, nas notas de reais

  1. Esse noticiário mais parece um fake news. Porque não identificaram as pessoas? quem tem interesse em colocar a população contra Lula? Esse atoe mais parece estar sendo praticado por pessoas da direita radical, pois em nada ajudaria Lula.

  2. Esse noticiário mais parece um fake news. Porque não identificaram as pessoas? quem tem interesse em colocar a população contra Lula? Esse atoe mais parece estar sendo praticado por pessoas da direita radical, pois em nada ajudaria Lulao contra Lula? Esse ato mais parece estar sendo praticado por pessoas da direita radical, pois em nada ajudaria Lula. Como assim, cara pálida???? fotografaram mãos de pessoas pretensamente carimbando cédulas, mas não fotografaram os rostos? Porque isso? Não querem identificar e prender os “porcos petistas”? Essa história está mais para fake news. Esse noticiário mais parece um fake news. Porque não identificaram as pessoas? quem tem interesse em colocar a população contra Lula, o lider nas pesquisas? . Se tem alguém que ganha com isso são os partidários da direita radical fascista, sempre apoiada pela mídia golpista. Afinal, precisam fazer de tudo para impedir o crescimento de Lula, mesmo preso, nas pesquisas eleitorais.

Deixe uma resposta