Dois institutos de pesquisa realizaram levantamentos sobre preferência do eleitor paraense com números que divergem brutalmente uns dos outros, sobretudo na disputa pela única vaga senado, nas eleições deste ano.
A diferença abismal em apurações com a diferença de apenas uma semana, já que a pesquisa DOXA foi realizada entre os dias 26 a 30 de julho e a pesquisa Veritate entre os dias 1 e 4 de agosto.
Pela pesquisa do instituto DOXA, se as eleições fossem hoje, Manoel Pioneiro (PSDB) seria eleito senador. Para o instituto Veritate, o senador eleito seria Mário Couto (PL) e Pioneiro aparece em último lugar na preferência do eleitor.
Nas perguntas estimuladas, 14,9% dos entrevistados pela DOXA dizem votar em Manoel Pioneiro, 10,4% em Mário Couto. Flexa Ribeiro (PP) aparece com 8,8% e o atual deputado federal Beto Faro (PT) com 8,2%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 57,7%.
Já para a pesquisa do Instituto Veritate, Mário Couto seria eleito senador com 19,1% dos votos válidos, caso as eleições fossem hoje. Manoel Pioneiro aparece em último lugar, com 9% dos votos válidos.
O único consenso entre as duas pesquisas é que Beto Faro (PT) está em último colocado na preferência do eleitor, sendo que é o único que tem o apoio do ex-presidente Lula (PT) e do governador Helder Barbalho (MDB). Na pesquisa DOXA, Beto Faro aparece com 8,2% e na pesquisa Veritate surge com 10% da preferência do eleitor.
Faltando 57 dias para as eleições, na opinião deste redator, a disputa para a vaga ao senado está em aberto, podendo qualquer um dos candidatos, eleito no dia 02 de Outubro, já que as pesquisas revelam apenas um retrato do momento e não uma previsão infalível, como outros resultados eleitorais já provaram e comprovaram.