Faltam pouco mais de seis meses para as eleições e menos de quatro para o início da campanha eleitoral. Um tempo bastante curto, já que os partidos políticos tem até que se dará em 15 de agosto para registrar seus respectivos candidatos. E, é a correria de definição de candidaturas que está ocorrendo em Canaã dos Carajás.
Alguns nomes que irão concorrer já estão bem definidos. Outros até mesmo difundidos, como é o caso do ex-prefeito, Jeová Andrade(mdb), candidato apoiado pela gestão municipal, que irá concorrer à uma vaga na Alepa.
Assim como Jeová, Canaã terá, pelo Pros, a candidatura de Arildo da Escrimat, que também pretende concorrer às 41 vagas na assembleia legislativa. Arildo foi candidato a prefeito nas eleições de 2020 em Canaã.
Outros nomes que vem se costurando para concorrer a uma vagas no Estadual é do ex-vereador, Rael da Marcenaria, que possivelmente vem pelo Podemos e, também, o Pastor Stanisley, que tentou uma vaga para vereador em 2020 pelo Psd e, a deputado estadual em 2018 pelo Psc. Segundo fontes, os dois estão articulando a candidatura.
Já para uma vaga na Câmara Federal, que Jeová acabou desistindo e decidindo concorrer a estadual, Canaã pode ter até dois nomes, segundo apuramos. O primeiro, pelo Podemos, se trata de Crisley Moraes, que também foi c
andidato a vereador nas eleições passadas. O segundo que se cogita, é pelo Patriotas, e se trata do presidente da sigla no município, Dr. Alex Silveira.
Em se tratando de espectro político, em que se tornou a a política nacional: uma divisão polarizada entre direita e esquerda, apoiadores de Lula ou Bolsonaro, também podemos fazer essa separação. Canaã tem um público majoritariamente conservador, evangélico e apoiador de Bolsonaro. Com isso, os candidatos sabem para onde devem andar.
À direta, declaradamente e pontuais, temos Jeová Andrade, que já expôs suas simpatias às políticas Bolsonaristas, assim como Arildo da Escrimat, que em 2020, quando foi candidato a prefeito do município obteve o apoio direto do presidente da república, além de Alex Silveira, que sempre se expôs publicamente como político de direita. Os demais, como Pastor Stanisley, Crisley Moraes e Rael da Marcenaria nunca se posicionam publicamente.
Datas importantes
A partir de 20 de Julho até até 5 de agosto, será permitida a realização de convenções para escolhas e lançamentos de candidatos. Daí, até 15 de agosto as candidaturas já devem estar registradas no TSE, quando se inicia a campanha eleitoral. O Portal Canaã trará todos os detalhes.