Em mais uma visita ao norte do país, o Presidente, Jair Bolsonaro(PL), esteve no município de São Geraldo do Araguaia e Xambioá, para vistoriar a obra de uma grande ponte que liga os dois municípios sobre o Rio Araguaia. Para vê o presidente de perto, pessoas de vários lugares se aglomeram, e esse foi o caso do ex-prefeito de Canaã, Jeová Andrade(MDB), que viajou cerca de 300 quilômetros para presenciar o mandatário.
Jeová nunca escondeu sua simpatia pelo presidente, mesmo quando era prefeito de Canaã dos Carajás. Para muitos, a busca pela aproximação política com o presidente não é novidade, porém outros foram pegos de surpresa com uma self dos dois, onde Jeová aparece com um grande sorriso e uma bandeira do Brasil.
Durante o momento, Jeová foi gravado cantando o Hino Nacional, juntamente com o presidente, que segurava uma criança sobre os ombros. Veja abaixo.
As discussões foram de todos os níveis. Têm quem diz “agora não voto mais” e quem afirma “ganhou meu voto”. Jeová estaria seguindo o caminho certo?
O fato é que, Canaã dos Carajás assim como Parauapebas, foi um dos poucos municípios Paraenses que deram a vitória à Jair Bolsonaro em 2018, por sua grande concentração de evangélicos e conservadores que a faz ser conhecida nacionalmente como a “Terra Prometida”. E, Jeová Andrade sabe disso.
Jeová pleiteia uma vaga do legislativo paraense, pelo MDB, partido que não estará aliado à campanha do Presidente, mas sim dedicada à reeleição do governador, Helder Barbalho, um dos governadores reconhecidos como desafeto do presidente. Prova disso, é sua visita ao Pará sem a presença do governador.
Outro fato, não menos importante, é que a movimentação política de Jeová, aparentemente, não teve apoio da cúpula do MDB municipal. Sua presença na recepção de Bolsonaro, não foi compartilhada e nem comentada por nenhum membro do governo.
Nas discussões em rede sociais, foram muitos os comentários apoiando e criticando a decisão do ex-prefeito em se aproximar do presidente Bolsonaro. Há quem diga que seja um blefe do pré-candidato, por que Bolsonaro perdeu no Pará nas eleições de 2018, porém esquecem que o mesmo saiu vitorioso na região Carajás, de onde Jeová pretende ser eleito. O resultado disso é uma incógnita.
Veja também
Na volta da visita ao Presidente, Jeová Andrade consegue uma entrevista no município de Xinguara, onde falou sobre seu projeto de pré-candidato a deputado estadual. Veja aqui.