Os eleitores que irão às urnas para escolher seus candidatos neste domingo (7), no primeiro turno das Eleições de 2018, devem estar atentos às condutas que são permitidas e proibidas no dia do pleito, para não incorrerem em sanções aplicadas pela Justiça Eleitoral.
De acordo com a legislação, o eleitor pode, no dia da eleição, manifestar individual e silenciosamente sua preferência por partido político, coligação ou candidato, demonstrada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
Eleições 2018:como saber o local de votação? saiba como votar
É importante que os eleitores estejam preparados, já que terão que votar em seis candidatos para os cinco cargos em disputa nas Eleições 2018. O eleitor seguirá a seguinte ordem na urna: deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente da República.
Para não esquecer os números dos seus candidatos no momento da votação, a Justiça Eleitoral disponibiliza a chamada “cola eleitoral” que pode ser levada à cabina de votação.
É importante digitar o número de cada candidato com atenção e conferir a foto do político escolhido antes de apertar a tecla “Confirma”. Caso ocorra algum erro, o eleitor pode apertar a tecla “Corrige” antes de finalizar o processo e digitar o número novamente.
Ordem de votação na urna eletrônica, confira o passo a passo.
1° Deputado Federal
No primeiro voto, que agora é para deputado federal, o eleitor vai digitar quatro números. Aí vão aparecer na tela a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Confere e se estiver tudo certo, aperta a tecla verde-confirma.
2° Deputado Estadual
O segundo voto, é para deputado estadual ou distrital – cinco números. Aí vão aparecer na tela a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Confere e se estiver tudo certo, aperta a tecla verde-confirma.
3° Senador
O terceiro é para senador – três números. O eleitor vai votar duas vezes para senador. Aí vão aparecer na tela a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Confere e se estiver tudo certo, aperta a tecla verde-confirma.
4° Governador
Depois, governador – dois números. Aí vão aparecer na tela a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Confere e se estiver tudo certo, aperta a tecla verde-confirma.
5° Presidente
E, por último, o voto para presidente – também dois números. Aí vão aparecer na tela a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Confere e se estiver tudo certo, aperta a tecla verde-confirma.
IMPORTANTE
Para corrigir qualquer voto, basta apertar a tecla laranja, corrige, e começar de novo. Depois do registro do voto para todos os cargos, o eleitor vai ver na tela a palavra “fim”.

