O anúncio de uma nova paralisação dos caminhoneiros após o feriado de 7 de setembro tem movimentado postos de combustíveis em várias cidades. Até o momento considerado apenas boatos, a comunicação tem dominado as redes sociais principalmente pelo aplicativo WhatsApp. Segundo relatos já existe motoristas lotando postos em cidades da Grande Recife, em Pernambuco e em Minas Gerais.
Entidades de caminhoneiros negam boatos sobre nova paralisação
Na semana passada, o STF (Supremo Tribunal Federal) realizou audiência pública sobre a tabela de frete, que foi contestada na Corte. Foram ouvidos representantes do setor produtivo e dos caminhoneiros, que apresentaram argumentos contra e a favor da tabela mínima do frete, criada em maio pelo governo via medida provisória e convertida em lei pelo Congresso, neste mês. Após a audiência pública, o ministro Luiz Fux afirmouque levará as três ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) sobre o assunto para análise diretamente no plenário da Corte.
No último dia 29, a ANTT também alertou que o descumprimento da cobrança do preço mínimo do frete pode implicar em multa. Na nota, a ANTT lembra que está em vigor resolução que trata do frete mínimo “até que se encerrem todos os trâmites administrativos necessários para a publicação de nova norma que trata dos pisos mínimos de frete”.