Brasil cai no ranking global de desenvolvimento humano da ONU

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Brasil caiu do 74º para 75º. Rebaixamento reflete a estagnação da economia em 2014.

O Brasil perdeu uma posição no ranking global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2014, ficando na 75ª posição, de acordo com informações da Folha de S.Paulo. Essa é a primeira vez que o país é rebaixado desde 2010. No total, são classificados 189 países com base em três indicadores: saúde, educação e renda.

O terceiro indicador foi o que fez o Brasil cair de posição. Em 2014, a rende anual per capita do brasileiro baixou de US$ 15.228 para US$ 15.175, um recuo de 0,23%. O rebaixamento não reflete, ainda, o agravamento da crise deste ano, e sim, a estagnação econômica de 2014.

O índice do IDH é medido por uma equipe do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), e varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a qualidade de vida da população. O primeiro lugar da lista ficou com a Noruega, seguida da Austrália, Suíça, Dinamarca e Holanda.

O Brasil ficou atrás do Sri Lanka. A Venezuela, que encara problemas de inflação, ficou na frente na 71ª posição. Em último lugar na lista aparece o Níger, na África.

A coordenadora do relatório da ONU no Brasil, Andréa Bolzon, diz que a crise enconômica que o Brasil passa em 2015 impactará os resultados que serão divulgados no ano que vem. “A queda do ranking tem a ver com o ritmo de crescimento do país”, afirma.

Redação do Portal Canaã com informações do portal ÉPOCA



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas