Em Manaus, pesquisa mostra Jair Bolsonaro liderando a corrida presidencial

Pesquisa divulgada pela #Pesquisa365 mostra os preferido para o cargo de Presidente do Brasil no estado de Manaus/MA.

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida presidencial, com 30,3% das intenções de voto. Entretanto, em Manaus, o número dele é muito superior ao obtido nas pesquisas nacionais. Destaque-se que Bolsonaro já possuía um percentual muito semelhante a esse nas pesquisas de 2017.

O segundo lugar ficou com a ex-senadora Marina Silva (19,7%), o nome que mais cresceu no Amazonas com a saída de Lula. A pré-candidata da Rede Sustentabilidade sempre teve um bom desempenho em Manaus nas eleições para presidente, por ser uma figura de raízes amazônicas, do nosso estado vizinho, o Acre.

Portanto, se a eleição fosse hoje e dependesse apenas de Manaus, o 2º Turno seria entre Jair Bolsonaro e Marina Silva.

O terceiro colocado, com 6,3%, já esteve bem melhor posicionado, porém, caiu significativamente. E as razões são de toda ordem, tanto no plano federal quanto no regional. Estamos falando de Ciro Gomes, pré-candidato do PDT, mesmo partido do governador Amazonino Mendes, que terá um grande desafio para ajudar seu correligionário pedetista.

O tucano Geraldo Alckmin, que não teve um bom desempenho em nossa capital quando concorreu a presidente, mantém a mesma performance, até porque ele tem o estigma de representar São Paulo, os chamados “inimigos da Zona Franca”, e ficou com 3,6% na quarta posição.

Posteriormente, há um bloco intermediário, da casa de 1%, com Manuela D’Ávila (PCdoB), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e Fernando Haddad (PT). Em seguida, o bloco dos que obtiveram menos de 1%: João Amoêdo (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), Levy Fidelix (PRTB), Paulo Rabello (PSC) e José Maria Eymael (PSDC). Dos entrevistados, 27% disseram não votar em nenhum deles e 5,7% não souberam responder.

A tendência é que estes números sejam mantidos até o início do horário eleitoral gratuito, porque não há nenhum grande fato que possa causar modificações. Não será o vice de Bolsonaro, o vice de Ciro ou o vice de Alckmin, de Marina… ou os partidos do Amazonas que vão apoiar cada um… nada disso vai mudar o desempenho desses pré-candidatos.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta