Auxilio em aulas de Inglês, apoio na revitalização de espaço de acolhimento que atende portadores de fissuras labiopalatinas  e atividades lúdicas para crianças e familiares beneficiadas por entidades assistenciais como CRAS e APAE. Estas foram algumas das atividades que marcaram  Dia V, uma iniciativa que ocorre sempre no primeiro domingo de dezembro e que mobiliza os participantes do Programa Voluntários Vale em ações de solidariedade nas cidades onde a empresa desenvolve as suas operações.

Criado em 2004, o programa incentiva uma postura socialmente responsável, o fortalecimento do diálogo social e apoio ao desenvolvimento das localidades em que a Vale atua. O programa conta com a força dos empregados da empresa, mas também é aberto a fornecedores, familiares e amigos que queiram se engajar.

Em Marabá, o grupo de Voluntários participou da ação “Um sorriso muda o mundo”, no Instituto Sorriso Legal, em Marabá. A iniciativa reuniu empregados e prestadores de serviços na pintura geral do prédio onde funciona a instituição, que atende crianças, jovens e adultos portadores de fissuras lábiopalatinas do município e da região. 

O  Dia V em Parauapebas foi marcado pelo encerramento das aulas do Projeto Vale Aprender Inglês, que atende crianças na instituição Girão de Artes Marciais, e um torneio de xadrez para a comunidade. O torneio mobilizou alunos e moradores do bairro Primavera, na Instituição Bom Samaritano, onde o Comitê de Voluntários Vale já realiza o projeto Xadrez nas Escolas, que utiliza o jogo no aprendizado de alunos da rede municipal de ensino. Atualmente, o projeto atende uma média de 20 estudantes do ensino fundamental da cidade. Também desenvolvido pelos voluntários, o Vale Aprender Inglês foi iniciado este ano. Quinze alunos que participaram do projeto receberam seus certificados no último domingo, em plena celebração do Dia V. “Os estudantes são realmente muito interessados e mereceram o certificado pela dedicação e disposição para aprender”, destacou Debora Motomatsu, do grupo de voluntários que conduziu as aulas ao longo do ano. 

Em Ourilândia do Norte, o Comitê Voluntariado Vale de Ourilândia e Tucumã realizou o Dia V, proporcionando uma manhã de entretenimento para cerca de 70 crianças atendidas pelas instituições: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS ), Casa de Misericórdia e APAE ( Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Elas se divertiram com brincadeiras e atividades lúdicas e saborearam os lanches servidos pelos voluntários que participam do Programa Voluntários Vale. 

De acordo com o  líder do comitê de voluntariado da Vale, Reginaldo Leite, analista operacional da Mina de Onça Puma, ” essas instituições foram escolhidas porque já desenvolvemos, ao longo do ano, ações voluntárias com elas, visando o apoio no atendimento às crianças beneficiadas, que precisam sempre do apoio de todos”, destaca.