Alunas da UFPA são finalistas no Desafio Universitário Empreendedor

Após um longo caminho no Desafio Universitário Empreendedor (DUE) do Sebrae, duas alunas da UFPA são a primeira e terceira colocadas do DUE. Maria Vitória Rodrigues Oliveira e Aryane Miranda Parra, de 18 e 22 anos, estudam nos campi em Castanhal e Belém, respectivamente. A conquista foi oficializada no domingo, 19, com a presença da Diretora Executiva do Sebrae Pará e de membros do Conselho Estadual Deliberativo.

Além do sucesso de suas alunas, a Universidade também prestigiou, pela terceira vez, o professor Dioniso Sampaio, do Campus Bragança-UFPA, receber a honraria de mais indicado do Estado do Pará. Também foi dado um prêmio à UFPA: instituição que mais inscreveu estudantes universitários no Desafio (leia mais aqui).

Maria Vitória, aluna de Engenharia da Computação – Castanhal, criou um aplicativo de controle de endemias. “O projeto é de gerenciamento e controle de endemias. Nele, as pessoas colocam a doença que elas tinham e assim as esferas do sistema (a população, o poder público e empresas) podem tomar as medidas necessárias.” A finalista, desde o inicio, planejava fazer um projeto voltado para a sociedade. Para a final, planeja criar algo com âmbito social, sustentável e econômico.

Enquanto isso, Aryane, do curso de Engenharia Biomédica – Belém, projetou a multiplataforma “Infoalergic”, onde a rotulação de produtos alimentícios é simplificada. O projeto tem o intuito de diminuir o número de reações alérgicas por incompreensão das embalagens. Para criar esse programa, a aluna estudou desde antes do Desafio: “A preparação contou com muito apoio do Sebrae, eles deram dicas sobre o que ler e pesquisar. Nós já estávamos estudando sobre empreendedorismo bem antes da competição.”

Apesar da ansiedade, as finalistas estão com as melhores expectativas e felizes com a conquista: “De castanhal, eram sete alunos inscritos, e a gente queria que fosse pelo menos um de nós. Então, quando eu vi meu nome na final, fiquei muito feliz, e todo mundo também vibrou comigo. É muito bom ter alguém representando a gente lá”, conta Maria Vitória.

DUE – O projeto tem como objetivo estimular o empreendedorismo entre jovens universitários. Por meio de jogos e atividades pedagógicas virtuais, o Desafio busca capacitar o aluno para o mercado de trabalho. Além disso, a competição amigável incentiva ideias novas e criativas e dá prêmios e viagens para os vencedores.

Para Aryane Parra, o DUE as leva para fora da área de conforto: “O Desafio Universitário é importante porque nos dá novas características que vão além do que as obtidas no curso. Ajuda a conseguir proatividade e liderança. Também aprendi muitas coisas novas, saí da minha área de conforto.”

Já para Maria Vitória, os laços criados também influenciam na importância do Desafio: “Para mim, o que foi muito importante foi o aprendizado. Fiz amizades. Conheci muitas pessoas e todas me ensinaram algo, conversamos sobre tecnologia e empreendedorismo. Para a sociedade e, principalmente, para os universitários é importante porque dá apoio a novas ideias. Nós, universitários, queremos estudar e trabalhar, só precisamos de apoio.”

UFPA no DUE – A Universidade Federal do Pará já participa do Desafio Universitário Empreendedor há mais de dez anos (leia mais aqui). E a importância disso apenas cresce. “É muito importante levar o nome, não só do estado pra fora, mas da Universidade também. É uma grande responsabilidade: mostrar a importância e o tamanho da nossa educação.”, conclui Aryane.

Para saber mais sobre o Desafio, clique aqui.

Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *