Aproximadamente 9.500 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica participam neste sábado (13), da ação de combate ao mosquito Aedes aegypti no Pará. O efetivo irá ás ruas para distribuir material impresso com orientações para se livrar dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A ação faz parte do Dia Nacional do Esclarecimento. A população receberá orientação sobre como evitar os focos do mosquito. Em Belém, a ação terá postos fixos na Praça Batista Campos, Praça da República e Praça Brasil. Nos três locais serão montadas barracas que terão profissionais da área médica, haverá exibição de material áudiovisual educativo, espaço para que a população visualize em um microscópio as larvas do mosquito e uma pista de combate à dengue.

Também serão realizadas ações de conscientização no Museu Emílio Goeldi, Bosque Rodrigues Alves, Shoppings Boulevard, Pátio Belém, Bosque Grão Pará e Castanheira, Terminal Rodoviário, Aeroporto Internacional, Mangal das Garças, Mercado Ver-o-Peso e Estação das Docas.

Além de Marabá, os militares atuarão em Belém, Altamira, Benevides, Itaituba, Marabá,  Santarém e Tucuruí. A distribuição do efetivo foi feita considerando as cidades com maior incidência das doenças transmitidas pelo mosquito e municípios que contam com organizações militares instaladas.

 

Fonte: ORM