Vale marca nova reunião para discutir Acordo Coletivo de Trabalho

A primeira reunião entre os Sindicatos e a Vale para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016 seguiu a mesma rotina dos anos anteriores. Serviu apenas para tirar esclarecimentos e marcar uma agenda das próximas reuniões.

Segundo os negociadores da empresa, a Vale deverá iniciar as discussões do ACT já pelas cláusulas econômicas, como o reajuste de salários, na próxima reunião que acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, também em Belo Horizonte.

O presidente do Sindicato Metabase Carajás, Raimundo Nonato Alves Amorim (Macarrão), cobrou da empresa maior atenção com a grave situação enfrentada pelos trabalhadores, que estão em pânico, sendo assaltados e espancados a espera dos ônibus que os leva para o trabalho. “Além de sermos penalizados por salários sem reajuste há 24 meses, prejudicando o padrão de vida familiar, os trabalhadores sofrem com a violência ao ir e vir do trabalho, sendo que muitos companheiros falam até em sair da empresa por causa de condições cada vez mais precárias”. Além do reajuste necessário nos salários pela inflação acumulada e ganho real, Macarrão cobrou melhoria significativa nos direitos que garantem a alimentação dos trabalhadores e familiares. “Não podemos trabalhar para piorar até nossa capacidade de nos alimentar”, reclamou Macarrão.

Todos os sindicatos procuraram mostrar a unidade em todos os Estados para exigir um reajuste honesto nos salários, recuperando todas as perdas provocadas pelo custo de vida e garantimos que investiremos pesadamente na mobilização da categoria para cobrar os nossos direitos.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário