Usina Hidrelétrica de Belo Monte inicia operação

A usina de Belo Monte começou a geração comercial nesta quarta-feira (20/04) com a entrada da primeira máquina. O despacho com a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi publicado no Diário Oficial da União.

A usina está localizada no rio Xingu, no município de Vitória do Xingu (Pará). A turbina tem potência instalada de mais 611,11 MW e a energia já está disponível para o Sistema Interligado Nacional.

A primeira turbina a gerar energia comercialmente, no Sítio Belo Monte, está instalada na Casa de Força Principal do empreendimento. Lá, estão em fase de montagem outras 17 unidades geradoras, que serão concluídas e acionadas, gradativamente, até 2019. A previsão é que a cada dois meses seja ativada uma nova turbina até o pleno funcionamento da hidrelétrica, em 2019.

Belo Monte terá capacidade instalada de 11.233,1 MW, dos quais 11 mil MW na Casa de Força Principal e 233,1 na Casa de Força Complementar. A usina gerará para as distribuidoras que compraram energia em leilão de 2010, atendendo assim 60 milhões de pessoas em 17 estados do Brasil.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário