Na disputa pelo Palácio do Morro dos Ventos, Darci Lermen lidera

Coluna do Branco

Em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Gente e Mercado – DESTTAC, que foi contratada pela empresa Amazônia Jornalismo e Publicidade LTDA – ME e que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no número: PA – 05029/2016, apontou que o ex-prefeito Darci Lermen (PMDB) aparece liderando as intenções de votos para o Palácio do Morro dos Ventos, sede da prefeitura de Parauapebas.

Depois de várias consultas (sem registro no TSE, não se considera pesquisa) que foram realizadas pela cidade por diversos comendadores e até as de consumo interno de partidos ou grupos políticos, essa em outro patamar, registrada, confirma o atual cenário político da “capital do minério”. Em todas as anteriores, Darci Lermen lidera seguido pelo atual prefeito Valmir Mariano, sempre atrás, em segundo lugar.

Na pesquisa, divida em duas frentes de consulta: espontânea e a induzida, a primeira quando o entrevistador deixa à vontade o entrevistado para apresentar a sua opinião e vontade; a segunda apresenta os nomes ao consultado, sem o mesmo pedir. São duas formas de mensurar números e construir cenários. Para quem disputa uma eleição, os resultados da espontânea são mais interessantes, pois solidifica nomes no eleitorado. Vamos aos números e análises conseguintes:

Espontânea:

– Darci Lermen (PMDB) – 34,20%

– Valmir Mariano (PSD) – 11,92%

– Marcelo Catalão (DEM) – 10,36%

– Chico das Cortinas (PPS) – 4,15%

– João do Verdurão (PDT) – 3,37%

– Indecisos: 40,34%.

Na induzida, quando os nomes são apresentados, Darci Lermen sobe para 45,34%, assim como o prefeito Valmir que atinge 18,65%. Neste quesito, a diferença entre os dois aumenta ainda mais. Em seu registro apontou-se a margem de erro de 4%, índice alto. Como toda e qualquer pesquisa, o seu resultado agrada uns e desagradam outros. Mas independente desta questão, aponta-se através dela (quando preenche todos os requisitos legais) alguns cenários. A referida pesquisa confirma o que se sente ou se fala em Parauapebas.

Talvez, a diferença entre ambos não esteja tão grande como apontado (levando em consideração a elevada margem de erro de 4%), mas inegavelmente confirma a liderança de Darci Lermen e a baixa aceitação do atual prefeito Valmir Mariano. Confirma também o que recentemente escrevi em relação à bipolaridade entre ambos na disputa pela prefeitura bilionária.

Lermen possui bons índices de indicação de voto, mas carrega concomitantemente também alto índice de rejeição. Fruto de suas duas gestões, bem diferentes entre sí. Valmir Mariano mantém também expressivos e preocupantes índices de rejeição, resultado de uma gestão muito conturbada, com falhas e inércia impressionante.

Marcelo Catalão aparece em terceiro, mantendo a margem que vinha apresentando em consultas anteriores. Não consegue passar dos 10% das intenções. Solidifica-se como terceira via, uma candidatura em potencial para o futuro, quem sabe para 2020. Os outros que pontuaram: o

ex-prefeito Chico das Cortinas e João do Verdurão não somam 8%. Ou seja, se nada “fora da ordem” ocorrer, a bipolaridade entre Darci e Valmir irá ditar o ritmo e as disputas do processo eleitoral.

Outras pesquisas virão e os cenários poderão se formar e mudar conforme novos desdobramentos. A disputa pelo Palácio do Morro dos Ventos promete ser uma das mais concorridas da breve história do município de Parauapebas, a “capital do minério”, em que está em jogo um dos maiores orçamentos públicos do norte do Brasil, uma prefeitura bilionária. Façam suas apostas, a disputa começa a esquentar e promete fortes emoções.

Por: Henrique Branco

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *