O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assinou nesta terça-feira (27), o repasse que garante mais de R$ 20 milhões de investimento para 15 municípios do Pará, incluindo pavimentação de ruas, feiras cobertas, passarelas, aquisição de maquinários, entre outros. O evento aconteceu na sede da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém.

Dentre os municípios beneficiados no sul do Pará, estão Floresta do Araguaia, Tucumã e Xinguara. Tucumã recebeu maior parte do investimento – R$ 6 milhões, cujo recurso será destinado para ampliação, do perímetro urbano da da rodovia PA-279.

A iniciativa de revitalizar a PA 279 no perímetro urbano do município deu origem ao requerimento n° 05/2016, de autoria do vereador Savanas (PV), que fora aprovado por unanimidade em outubro deste ano. Conforme Savanas ele pediu empenho do prefeito Adelar Pelegrini (PMDB) para a revitalização da 279, perímetro urbano, entre as Avenidas Brasil (entrada da cidade) até Avenida São Paulo (saída do município, no sentindo há São Félix do Xingu).

Savanas salienta que esse projeto prever pavimentação, drenagem e urbanização, sendo, portanto, uma obra estruturante na mudança paisagística da cidade e na facilitação do acesso das principais vias e avenidas. Além disso, trás segurança a pedestres, motoristas e viabiliza o desenvolvimento econômico com o escoamento da produção agrícola e pecuário.

A liberação do recurso pelo Ministério da Integração Nacional vem contemplar a iniciativa do vereador e os esforços do prefeito Adelar e sua equipe. “Nesta oportunidade queremos destacar o empenho e a competência da equipe técnica do prefeito reeleito Adelar Pelegrini, para garantir que Tucumã estivesse com as contas em dia e apta a firmar convênio com o Governo Federal.  Quem ganha com tudo isso é o povo de Tucumã”, afirmou Savanas.

O vereador Savanas também agradeceu em nome do povo, o Ministro Helder Barbalho, pela brilhante iniciativa. “Só um político da magnitude do Dr. Helder para entender a importância desse projeto para o município. Obrigado ministro por seu carinho com o povo de Tucumã”.  Com informações de Roney Wydiamaior.