Ministro dos Transportes, Mauricio Quintella, já havia confirmado ponte sobre o Rio Araguaia para Marcelo Miranda

Temos observado nas redes sociais a divulgação de Helder Barbalho (PMDB), para assumir a paternidade da ponte sobre o Rio Araguaia, que vai ligar os municípios de São Geraldo do Araguaia (PA) a Xambioá (TO). Alguém já viu uma pessoa requisitar a paternidade de um filho que não lhe trará nenhum benefício, seja ele sentimental ou profissional em especial político na busca continua pelo poder? Filho triste e incompetente é filho rejeitado, já filho bonito e fadado ao sucesso todo mundo quer, e se vangloriar que é o Pai da criança.

Visando sempre fazer um jornalismo sério, moderno, independente e comprometido com a credibilidade, a equipe de reportagens do Portal Canaã foi em busca do histórico de lutas e conquistas e identificou que o ministro dos Transportes, Mauricio Quintella, já havia confirmado ao governador do estado do Tocantins, Marcelo Miranda, na manhã do último dia 08 de novembro, que seria realizada ainda este mês a licitação para a escolha da empresa responsável pelas obras sobre o Rio Araguaia, que vai ligar os municípios de São Geraldo do Araguaia (PA) a Xambioá (TO).

“Na atual conjuntura política, temos que unir as forças pelo bem comum. O momento é de discutirmos projetos e alternativas para sanarmos os principais problemas do Estado”, afirmou o governador Marcelo Miranda, durante a reunião com o ministro dos Transportes, na qual também estavam presentes o senador Vicentinho Alves, o deputado federal Vicentinho Júnior e o chefe do escritório de Representação em Brasília (DF), Renato de Assunção.

Também participaram da reunião o senador Vicentinho Alves (PR/TO), o deputado federal Vicentinho Junior (PR/TO) e o chefe do escritório de Representação em Brasília, Renato de Assunção Foto: Pedro Barbosa / Governo do Tocantins
Também participaram da reunião o senador Vicentinho Alves (PR/TO), o deputado federal Vicentinho Junior (PR/TO)  Foto: Pedro Barbosa

E nesta quinta – feira (17), Helder Barbalho publicou nas redes sociais “Após minha solicitação ao ministro dos Transportes, Maurício Quintella, o projeto da ponte sobre o rio Araguaia, no trecho da BR 153 entre os municípios São Geraldo do Araguaia, no sul do Pará, e Xambioá (TO), agora será realidade! Hoje concluímos o processo de licitação, e ainda este ano estaremos assinando a ordem de serviço para o início das obras. ” Relatou Helder.

A ponte com 1.721 metros de extensão será construída no trecho da Rodovia BR-153 que interliga a malha viária dos estados do Tocantins e Pará. Os estudos ambientais e o projeto executivo já foram aprovados no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Atualmente, a travessia do Rio Araguaia neste local é realizada pela operação de balsas. Nos períodos com nível normal das águas, a extensão da travessia é de aproximadamente 1.700 metros. No período chuvoso, o trecho fica ainda maior, gerando transtornos à logística e ao escoamento da produção local e regional.

A construção dessa ponte esta contemplada no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e o seu custo está orçado em R$ 160 milhões, sendo que R$ 100 milhões foram garantidos no orçamento de 2016 via emenda destinada por toda bancada federal do Tocantins de caráter impositivo.

Filho bonito todo mundo que ser o pai…

Em contato com a redação do Portal Canaã a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional, em interesse e direito de esclarecimentos sobre o fato, nos enviou a seguinte nota:

1 – Não está correta a afirmação que “…a divulgação de Helder Barbalho (PMDB), para assumir a paternidade da ponte sobre o Rio Araguaia, que vai ligar os municípios de São Geraldo do Araguaia (PA) a Xambioá (TO)”.
2 – Desde janeiro de 2015, Helder Barbalho atua no Governo Federal, primeiro como ministro da Secretaria de Pesca e Aquicultura, depois como ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República e agora como ministro da Integração Nacional, sempre defendendo todas as iniciativas para tornar o Pará forte economicamente e que gerassem emprego e renda na região.
3 – A melhoria dos modais logísticos no Pará sempre foi tema das conversas do ministro Helder Barbalho com ministérios e agências reguladoras federais. Com o Ministério dos Transportes, o trabalho conjunto do ministro Helder Barbalho ocorre desde que era titular da Secretaria de Portos.
4 – Nesse contexto é que se encaixam as iniciativas de licitar terminais portuários no Pará, a defesa da inclusão do trecho da rodovia Miritituba-Santarém no processo de concessão da BR-163, a defesa do processo de licitação da obra de derrocamento do Pedral do Lourenço, o estímulo ao desenvolvimento das hidrovias Tapajós e Araguaia-Tocantins, a licitação da ferrovia ligando Lucas do Rio Verde (MT) a Miritituba, distrito do município paraense de Itaituba (PA), e a ponte da BR-153 ligando os municípios de Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA).
5 – Esses assuntos são frequentemente tratados com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira, visando sempre o desenvolvimento do estado do Pará.
6 – Devido a esse trabalho, é que recebemos o reconhecimento do diretor-geral do DNIT no vídeo em anexo.

Redação do Portal Canaã

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