Fiscalização interdita empresa em Eldorado dos Carajás

Descumprimento de normas de segurança coloca em risco trabalhadores que atuam no beneficiamento de minério

A fiscalização móvel do Ministério do Trabalho interditou no dia (26) de setembro, a filial Vicinal 13 da empresa de beneficiamento SCM Mineração. A interdição deve-se ao descumprimento de normas de segurança e da legislação trabalhista, colocando em risco os 17 trabalhadores que atuam no beneficiamento de minério, no município de Eldorado dos Carajás.

Segundo o coordenador da ação, José Weyne Marcelino, a empresa foi notificada a regularizar imediatamente as condições de trabalho encontradas e a contratação dos trabalhadores. “Além de se adequar às normas de segurança, a empresa foi notificada a regularizar os registros dos trabalhadores, com a devida assinatura das carteiras de trabalho, o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança (EPI) e pagamento das horas trabalhadas corretamente. Muitos realizam carga de 12 horas sem receber horas extras, entre outras garantias trabalhistas”, explicou.

Um técnico de segurança da empresa foi ao local e recebeu dos auditores os procedimentos a serem realizados para que as atividades possam ser retomadas. “Sem a regularização dos procedimentos, a interdição continua, é uma garantia a segurança dos trabalhadores, para que voltem ao trabalho sem riscos de acidentes”, declarou.

A ação, onde também participam o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública da União e a Polícia Rodoviária Federal, continua no local para registro dos trabalhadores e cálculo das indenizações devidas.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário