Cerca de cinco toneladas de lixo vêm sendo retirados da praia do Atalaia a cada fim de semana

Ideflor-bio e Instituto Manguezal tiram cinco toneladas de lixo do Atalaia a cada fim de semana

Um serviço especial de coleta seletiva, realizado na praia do Atalaia, em Salinópolis, no Nordeste do Estado, deve voltar a tomar as praias do balneário neste final de semana. A ação faz parte do Projeto “Tenda Verde”, que vem reunindo desde o último final de semana cerca de 700 pessoas a cada edição nas areias do destino turístico. Cerca de cinco toneladas de material reciclável vêm sendo retirados da área a cada fim de semana.

A coleta vem sendo realizada em todos os finais de semana de julho na Atalaia. Além da coleta seletiva – aquela que separa o lixo por cada componente, como plástico, metal, papel, vidro e matéria orgânica, para reaproveitamento e reciclagem – as ações em Salinas também incluem atividades de educação ambiental e também vêm levando noções de coleta seletiva aos moradores da área.

Coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), numa proposta do Instituto Manguezal, a ida às praias de Salinas contou com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará (SEMAS), do Núcleo de Articulação pela Cidadania (NAC), do Banco da Amazônia, da Assembléia Legislativa do Estado, da empresa Norte Óleo e da Faculdade Anhanguera.

Sustentabilidade – Um dos objetivos do projeto “Tenda Verde” é aliar as atividades de difusão de informações na praia do Atalaia a várias atividades ambientais sustentáveis integradas, ficadas na coleta seletiva de resíduos sólidos. Exposição de fotos, apresentações de música e práticas de interação social vêm ajudando esses esforços. Vale lembrar que tudo isso está a ligado à missão institucional do Instituto Manguezal – que é uma entidade de utilidade pública, reconhecida através da Lei Estadual 8.182/2015.

O trabalho de coleta seletiva vem sendo realizado em parceria com a Associação de Reciclagem e a Prefeitura Municipal de Salinópolis. As atividades estão sendo ajudadas por um caminhão-baú e duas caçambas, além de uma força-tarefa com grupos  de 120 pessoas destacadas para a operação de retirada dos resíduos sólidos da praia – divididas em três turnos.

 

Por Denise Silva

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *