Os desafios do Projeto S11D para o ano de 2016

O Projeto S11D inicia o ano comemorando a marca de 80% das obras de implantação concluídas. Com previsão para iniciar a operação no segundo semestre, as atividades seguem em ritmo acelerado.

Conheça as principais entregas para 2016:

Finalização da montagem das máquinas de pátio

No total, 14 máquinas vão compor os pátios de produto e regularização do S11D, sendo três empilhadeiras de lança dupla, três recuperadoras tipo ponte, quatro empilhadeiras de lança giratória e quatro recuperadoras tipo roda de caçambas. Os equipamentos já estão em fase final de montagem. Em novembro do ano passado, uma recuperadora tipo ponte e uma empilhadeira de lança dupla tiveram a montagem eletromecânica finalizadas e já estão prontas para serem comissionadas.

Construção da sala de controle

Já em andamento com as obras civis e montagem eletromecânica, o edifício abrigará os sistemas de controle que terão a função de comandar a operação da mina e usina.

Conclusão da subestação principal da mina

Com as obras civis concluídas e a montagem eletromecânica em andamento, a subestação será responsável por alimentar os equipamentos e instalações da mina.

Fim da montagem do Transportador de Correia Longa Distância

As obras de montagem eletromecânicas do TCLD já superaram a marca de 88%. As subestações que vão alimentar o transportador já estão sendo comissionadas desde novembro do ano passado. Com quase 10 quilômetros de extensão, o TCLD será responsável por transportar todo o minério da mina para a usina.

Conclusão do sistema 3 da mina

Com a terraplanagem do local concluída, as máquinas do sistema truckless já estão em montagem. No total, quatro sistemas serão construídos na mina, e o sistema 3, composto por transportadores e britadores móveis, será o primeiro a ficar pronto.

Start-up

Comissionamento com carga da primeira linha da usina. Esse será o teste mais importante para a operação do S11D.

Concessão da Licença de Operação (LO)

Após verificação do cumprimento das medidas de controle ambiental e das condicionantes determinadas, espera-se do Ibama a concessão da licença autorizando a operação para a extração, processamento e comercialização de minério de ferro da mina do S11D, com validade inicial de quatro a dez anos.

S11D

O Projeto Ferro Carajás S11D representa para a Vale crescimento em produtividade e desenvolvimento sustentável. Em plena atividade, a nova mina produzirá até 90 milhões de toneladas de minério de ferro de alta qualidade por ano.

 

Redação do Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *