ENEM2014: Canaã dos Carajás tem baixo desempenho e pouca participação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no dia 5 deste mês (05/08)  as notas por escola da edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014).

Os dados abrangem resultados de 15.640 escolas de todo o país. Nelas, 1.295.954 estudantes fizeram o Enem.  O Portal Canaã elaborou rankings e comparações das escolas de 4 município (Canaã dos Carajás, Parauapebas, Xinguara e Marabá) que conseguiram entrar na lista de divulgação, pelo critério de participação em mais de 50% dos alunos. As escolas que não tiveram seu efetivo de alunos participante em mais da metade são excluídos da lista de divulgação.

Sendo está divulgação para o município de Canaã dos Carajás.

Os dados serão divididos nos seguintes critérios de desempenho: Redação, Linguagens Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias.

Canaã dos Carajás vem mostrando um desempenho baixíssimo, em participação, na educação pública. Em todas as modalidades, nos últimos 2 anos nenhuma escola pública conseguiu uma taxa de participação acima de 50%, sendo ignorada nas ultimas duas divulgações do ENEM.

Já no ensino privado, apenas um escola conseguiu se incluir na lista de divulgação, atingindo a taxa de 74,70% em participação no ano 2014. Veja abaixo seu desempenho.

GRUPO FUTURO EDUCACIONAL: Participação: 74,70%

REDAÇÃO PARTICIPANTES MÉDIA 30 MELHORES MÉDIA
62 662,00 542,90
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS PARTICIPANTES MÉDIA 30 MELHORES MÉDIA
62 568,87 

497,15

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIA PARTICIPANTES MÉDIA 30 MELHORES MÉDIA
62 573,23 

525,15

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS PARTICIPANTES MÉDIA 30 MELHORES MÉDIA
62 625,08 

574,46

O empenho da gestão escolar ou gestão educacional do município em conseguir fazer com que todo seu efetivo de alunos participe, faz uma grande diferença.

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) auxiliam estudantes, pais, professores, diretores das escolas e gestores educacionais nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes no ensino médio, podendo servir como subsídio para o estabelecimento de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação. Quando disponibilizados por escola, os resultados agregados das proficiências médias possibilitam a análise pela comunidade escolar e pelas famílias, para que se percebam os avanços e desafios a serem enfrentados.

Os resultados do Enem por Escola devem, no entanto, ser considerados com cautela, uma vez que a participação dos estudantes no exame é voluntária. Por esta razão, a representatividade dos resultados varia de acordo com o percentual de participação de estudantes em cada escola.

J.C. | Portal Canaã, com informações do INEP.

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