Canaã dos Carajás e os velhos problemas habitacionais

O Governo municipal de Canaã dos Carajás instala nesta quinta feira 29 de outubro a primeira conferência municipal sobre habitação.

O município que apresenta os melhores índices de geração de emprego, sexto PIB estadual e o sétimo em arrecadação só agora vai realizar sua primeira conferência habitacional. Na verdade os moradores de Canaã dos Carajás pouco tem a comemorar com relação ao sistema habitacional.

Só na gestão do atual Governo Jeová Andrade, cujo slogan é: “você fazendo parte” foram autorizados a implantação de 19 loteamentos. O que perfaz um total de 16.170 lotes colocados à venda só no município de Canaã dos Carajás. Segundo fontes do Cartório Imobiliário da Comarca de Canaã dos Carajás.

Desse mundaréu de lotes, nenhum foi colocado a preço popular, ou melhor, nenhum loteamento foi destinado às pessoas de baixa renda, o que fez eclodir uma série de invasão.

Município marcado por invasões, só pra lembrança no primeiro mandato do prefeito Anuar Alves, uma área do lixão localizado no bairro Novo Brasil foi invadida e, os invasores foram retirados à força pelo Batalhão de choque da PM a pedido do Prefeito Anuar.

No Governo Ribita foi a vez da área do Paraíso das Águas. Onde o gestor havia adquirido uma área para fazer um loteamento popular, mas na parte remanescente houve a invasão. No segundo mandato do ex-prefeito Anuar Alves, foram invadidas as áreas públicas do Motocross, do SAAE e do 5 de Outubro. No que pese o esforço do gestor público da época para fazer a retirada dos ocupantes, houve a resistência e terminou sendo realizado um acordo e os ocupantes tiveram êxito e, hoje existem os bairros Santa Vitória, Vale da Benção e o mesmo 5 de outubro.

Agora mais recente ocorreu a ocupação denominada Alto da Conquista. O local invadido pertence uma parte ao empresário César Andrade, outra parte totalmente incerta a propriedade, haja vista que muitos dizem ser do ex-prefeito Ribita, mas que está sendo questionada pelo empresário Hamilton Ribeiro, de Parauapebas, e Invasão 1~1encravada junto a estas uma porção de área pública.

Acionado o Poder Judiciário pelos pseudos proprietários e pelo Prefeito Jeová Andrade a Juíza da Comarca concedeu liminar que está aguardando o Batalhão de Choque da PM para fazer a retirada dos ocupantes.

 

Reportagem:  Pedro Reis da Redação do Portal Canaã

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário