Em Parauapebas o processo eleitoral promete ser um dos mais concorridos

Coluna do Branco

Na próxima terça-feira (16) iniciará oficialmente a disputa eleitoral no país. Em Parauapebas o processo eleitoral promete ser um dos mais concorridos da recente história do referido município. As convenções realizadas no último dia 05 apontaram e referendaram cinco nomes para disputar o Palácio do Morro dos Ventos, sede de uma das prefeituras mais desejadas do norte do país. Além das majoritárias, teremos possivelmente (isso porque ainda não terminou o prazo que se encerra para registros de candidaturas) à vereança, seguramente novo recorde de registros de candidatos, beirando quatro centenas.

Ao posto mais importante da cidade concorrem: atual prefeito Valmir Mariano (PSD) que busca à reeleição; ex-prefeito Darci Lermen (PMDB); Marcelo Catalão (DEM); ex-prefeito Chico das Cortinas (PPS) e Hipólito Reis (PRTB). Entre os postulantes ao cargo mais poderoso da serra dos Carajás, os três primeiros citados reúnem maiores chances de vitória nas urnas.

Para o legislativo municipal o cenário ainda é muito indefinido. Atual legislatura (2013- 2016) é reconhecida como a pior da história da Casa de Leis, o que deixa a o processo de reeleição dos 15 vereadores em xeque. Acredito que 1/3 dos atuais legisladores continuarão no parlamento parauapebense. Portanto, a renovação tal esperada ou almejada acontecerá em parte. Alguns vereadores que tentarão se manter no poder, contam com a força desleal do poder econômico, o que inegavelmente tornam alguns favoritos.

As convenções partidárias legitimaram o seguinte cenário:

– Valmir Mariano (PSD), atual prefeito e que disputará à reeleição, terá como vice em sua chapa o empresário João do “Verdurão” (PDT) e a composição partidária com cinco partidos: PSC / PDT / PMN / PT e PSDB;

– Darci Lermen (PMDB), ex-prefeito, tenta retornar à cadeira mais disputada da “capital do minério”. Terá como vice o empresário Sérgio da “AnaGráfica” (PSB). Entre todos os candidatos à prefeitura de Parauapebas, Darci reunirá a maior quantidade de agremiações partidárias em torno de seu nome: Solidariedade / Rede / PTB / Pros / PTC / PCdoB / PEN / PV / PTN / PMB / PSDC / PHS e PRB;

– Marcelo Catalão (DEM), terceiro colocado nas pesquisas que foram divulgadas até aqui, terá como vice o médico José Roberto (PTdoB) e contará com as seguintes legendas: PP / PSL e PR.

– Dr. Hipólito Reis (PRTB), terá como vice um nome do próprio partido, o administrador e que foi candidato ao governo do Pará, Elton Braga. O único partido a coligar com o PRTB foi o Psol, que não indicou ninguém na chapa formada.

– Chico das Cortinhas, ex-prefeito, se lançou em convenção mais simples, indicando como vice Jussara Jordy do mesmo partido.

Dentro do aspecto de composição política eleitoral, no que diz respeito às alianças de apoio, penso que o candidato Darci Lermen leva vantagem. Isso inclusive, numericamente, o coloca com a maior quantidade de vereadores, pelo número elevado de partidos que o apoiam. Não há como negar que esse quantitativo de candidaturas ao parlamento municipal atrai votos e poderá ser ponto positivo à candidatura do ex-prefeito.

No que diz respeito aos vices que foram escolhidos. Algumas surpresas aconteceram nos últimos acordos de bastidores em relação à composição das chapas. Neste quesito, Valmir Mariano larga na frente dos demais, pois entre os anunciados, João do Verdurão, possui bom trânsito na cidade e carrega consigo carisma.

Com o processo claro, os nomes disponíveis, “as cartas na mesa”, inicia um dos pleitos que promete ser um dos mais concorridos da recente história política da “capital do minério”. Há favoritos, mas o jogo poderá mudar. Toda e qualquer aposta ainda pode ser prematura. Como em uma olimpíada: “que os jogos comecem”.

Por. Henrique Branco

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *