Bolsonaro assina compromisso de filiação ao PEN, futuro Patriota

Se aderisse ao partido agora, poderia perder o mandato. Deputado deverá concorrer à Presidência pelo partido

O deputado e presidenciável Jair Bolsonaro (RJ) assinou nesta 5ª feira (23) uma “ficha de comprometimento” para se filiar ao PEN (futuro Patriota) na próxima janela partidária –em março de 2018. O objetivo é que ele concorra à Presidência da República no ano que vem.

O PEN vinha cortejando Bolsonaro para a filiação desde junho. O comprometimento ocorreu em reunião discreta no gabinete do deputado na Câmara dos Deputados.

O deputado vinha impondo diversas condições para aderir ao partido. Entre delas era que o PEN recuasse de uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) que ele classifica como “anti-Lava Jato”. Em agosto, o partido fez uma festa para o ato de filiação de Bolsonaro, mas ele provocou uma saia justa ao defender publicamente a retirada da ação. No final, ele continuou fora do PEN/Patriota.

Ao lado de Bolsonaro, estavam o presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso, o deputado Delegado Francischini (SD-PR) e integrantes da Executiva nacional do partido.

O deputado também deverá levar sua família para o partido. Entre eles está o também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) e o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSC-RJ).

Caso se filiasse ao Patriota hoje, Bolsonaro estaria sujeito a perder o mandato atual. O deputado ainda está ligado ao PSC (Partido Social Cristão).

O Patriota espera nas próximas semanas reverter a perda de filiados desde desde o início das tratativas para levar o presidenciável à legenda. De junho a setembro, o PEN perdeu 867 eleitores.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Bolsonaro assina compromisso de filiação ao PEN, futuro Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *