Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Xinguara, por meios da secretaria de Educação e a Polícia Militar vai levar as escolas municipais mais segurança, isso porque na manhã desta quarta-feira , 23 de agosto, foi  firmado a parceria para implantar nas escola o Projeto Ronda Escolar.

A reunião que definiu a parceria contou com a participação do secretário de educação, Vilmones da Silva, diretores das escolas da área urbana e rural, e o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, Cel. Daniel Dias.

O projeto visa aumentar a segurança de alunos, professores e servidores da educação, na entrada e saída das escolas, assim como a proteção do patrimônio público. As ações também serão realizadas de forma educativa com orientações nas escolas.

“Durante a reunião nós coletamos informações dos diretores, a partir de agora iremos traçar as ações que iremos efetivar nas escolas”, disse o Cel. Daniel Dias, que afirmou ainda que “é preciso que os agentes envolvidos, como diretores e professores, possam participar ativamente mantendo contato e registrando os casos que requer atenção da polícia” completou.

As rondas devem iniciar a partir do dia 1º de setembro, com dois policiais militares em motocicletas, após o planejamento serão iniciadas as ações educativas. Assim pretende-se evitar furtos, vandalismo e venda de drogas nas mediações das escolas. Projetos como Ronda nas Escolas  já estão sendo executados em cidades do sul do Pará como: Redenção, Conceição do Araguaia e Rio Maria.

Para o secretário de educação Vilmones da Silva, o fortalecimento da parceria com a Polícia Militar traz mais tranquilidade aos professores e alunos, assim como, contribui para a educação de jovens não porque os policiais repreendem os alunos, detalha, mas pelo fato de ministrarem palestras mais informais, ricas em conteúdo para os jovens  ” declarou. Com informações do Conexão Pará.