Uma Delegacia da Polícia Civil será construída no Cidade Jardim, bairro situado em área residencial planejada do município de Parauapebas.

O anúncio foi feito, nesta quinta-feira, 23, durante visita do delegado-geral, Rilmar Firmino, e do diretor de Polícia Especializada da Polícia Civil, delegado Silvio Maués, ao município. Os gestores da Polícia Civil também estiveram nos municípios de Curionópolis e Tucumã, também localizados no sudeste do Estado, onde firmaram parcerias para reformar os prédios da Delegacias dessas cidades.

O município vai entrar em parceria disponibilizando a área para a construção da nova unidade de Polícia Civil, enquanto que o Estado vai investir na construção dos espaços físicos do prédio. Após o encontro com o prefeito, o delegado-geral Rilmar Firmino e demais integrantes da comitiva foram ao bairro Cidade Jardim para verificarem as duas possíveis áreas que podem ser utilizadas no investimento. Uma delas tem oito mil metros quadrados e está situada na avenida Buriti. O outro terreno fica na avenida dos Ipês. A previsão é de que a obra contemple investimentos de R$ 2,5 milhões.

O delegado-geral da Polícia Civil explica que, depois que ocorrer o ato de doação do terreno pela Prefeitura, mediante homologação pela Câmara de Vereadores, o início da construção da nova Delegacia será imediato com previsão de término de 12 a 14 meses. “Os recursos (para a obra) já estão previstos no orçamento do Estado”, assevera. Ele destacou ainda os investimentos realizados pelo Governo do Estado para aumentar o quantitativo de policiais civis em todo Estado. “Nos próximos meses, serão chamadas cerca de 650 pessoas aprovadas no concurso da Polícia Civil, sendo 150 delegados e 500 agentes de Polícia”, salienta. Para o prefeito Darci Lermen, a parceria entre o município e o Estado foi produtiva e afirmou ter recomendado urgência à sua equipe de trabalho para que o projeto de doação da área fosse aprovado pela Câmara de Vereadores. Segundo o deputado estadual Gesmar Costa, a cidade de Parauapebas tem atualmente cerca de 300 mil habitantes e necessita com urgência de uma nova Delegacia. “Por sua localização, o bairro Cidade Jardim é propício para receber esse investimento”, destacou.