Operação Capital do Ouro é desencadeada em Tucumã

Nesta terça-feira (06), foi deflagrada a primeira fase da operação “capital do ouro” em Tucumã-PA, com o intuito de reprimir os crimes contra o meio ambiente praticados na região.

Após representação da Autoridade Policial, foi expedido pela Justiça mandado de busca e apreensão a ser cumprido em dois garimpos. A intenção da busca consistia em apreender maquinários e utensílios utilizados na prática de crime ambiental, além de azougue “mercúrio liquido” (substancia nociva à saúde e ao meio ambiente).

Ao final da operação foram autuados em flagrante delito Creuza Santana da Silva (garimpeira), Fabio Júnior Pereira Carvalho (dono de PC) e Tarcísio André Esperandio Azevedo (Operador de Máquinas), estes responderão pelos crimes previstos nos artigos 55 da Lei 9.605/98 e Art. 2 da Lei 8.176/91. Foi autuado ainda Milton Martins Arruda pelos crimes do Art. 12 da Lei 10.826/03 e Art. 56 da Lei 9.605/98, já que com ele foi encontrado uma arma de fogo tipo espingarda calibre 20, além de aproximadamente 1 kg de mercúrio líquido, foi apreendido vários objetos usados na exploração de minérios, inclusive uma máquina PC.

Todos os presos estão recolhidos na carceragem da Depol. Não houve arbitramento de fiança em sede policial em razão das penas dos delitos ultrapassarem 04 anos de prisão. Será ainda representado pela prisão preventiva de todos os autuados para preservação da ordem pública e proteção do meio ambiente.

A operação contou com apoio da superintendência Regional do Alto Xingu (DPC Pedro Andrade) policiais civis de Tucumã e Ourilândia do Norte. DPC William Crispim. Informativo Carajás/ Com informações da Polícia Civil de Tucumã.

garimpo 0101

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *