BALANÇO POLICIAL QUINZENAL
Segundo o ORÊLHO, que é o novo dicionário da Língua Portuguesa (que ainda não veio a lume), a expressão “alma sebosa” tem, entre muitos outros, os seguintes significados: ladrão do dinheiro público, político corrupto, jornalista venal, juiz ladrão, puxa-saco desbragado, cabra descarado que mente pra acobertar criminoso, e muito mais.

SEBO NAS CANELAS
A informação positiva é a de que nesta quinzena o GAECO não pegou nenhuma alma sebosa, desviando grana nos órgãos públicos, -nem nas secretarias, nem no gabinete-, mas o prefeito de Parauapebas teve que passar sebo nas canelas e desaparecer do mapa, para fugir novamente das garras da lei. Ainda está desaparecido até o fechamento desta matéria.

O TCM DE BICO FECHADO
Ainda na citada prefeitura os contratos de serviços continuam todos eles firmados no velho e manjado esquema de adesão a Atas de Preços, e Parauapebas, assim, é o campeão das Atas, o Rei das Atas, o município mais atado do Brasil. E o TCM Carioca, – perdão, eu me confundi,- o TCM do Pará não se manifesta. Está de bico fechado.

SÓ ADESÃO A ATAS
Desculpem: a confusão acima do TCM do Pará com o TCM do Rio de Janeiro tem tudo a ver: os dois não são diferentes em absolutamente nada. Se aquele deu tanta pressão no ex-prefeito, afirmando que não aceitaria adesão a Atas de Preços, e que nesses casos recomendaria sua cassação, na presente gestão está calado, surdo e mudo.

PROPAGANDA: GASTO DE 15 MILHÕES
A prefeitura de Parauapebas, a mais rica do estado do Pará, já está completando um ano da atual gestão sem ter feito uma obra sequer. O povo está chamando a antiga SEMOB – Secretaria Municipal de Obras – de SEMOBRAS. Mas se não fez até hoje uma obra, em compensação já queimou 15 milhões com propaganda.

100 MILHÕES POR MÊS
Faturando 100 milhões de reais por mês a administração gasta mais de um milhão mensalmente só na conta da ASCOM, distribuindo dinheiro para o que chama de “imprensa”. Isto inclui carros de propaganda volante, grupos de WhatsApp, blogs, sites, portais, rádios – inclusive as clandestinas -, jornais, tvs, etc. Os valores pagos variam de R$3.000,00 ad infinitum.

O POVO ESTÁ SÓ GANHANDO
Em entrevista concedida a este repórter pedimos ao prefeito uma explicação para esta situação que muitos consideram estranha, principalmente a forma de administrar os recursos do caixa, ao que ele respondeu: “é que assim todo mundo ganha, todo mundo sai ganhando. E perguntado em seguida – Mas e o povo? – O povo? – ele respondeu, – a população já está ganhando com a minha eleição, desde janeiro, lá atrás.

A ROLETA CUBANA
Na cidade de Parauapebas, nesta quinzena, também foi inventada uma nova modalidade de roleta russa, que foi chamada de roleta cubana. É quando o cano da arma é apontada não para a própria cabeça mas para a cabeça de terceiros, e então se puxa o gatilho. É uma modalidade praticada, segundo um blog de alma sebosa, por senhoras acima de 70 anos.

MANIFESTAÇÕES TODOS OS DIAS
A polícia solucionou também nesta quinzena mais uma meia dúzia de manifestações com interdição de ruas e estradas, queima de pneus e interdição de tráfego, muito diplomaticamente. Na prefeitura, na Palmares, etc. O valoroso soldado Décio Malho da Silva não compunha a guarnição. Está preservado para ocasiões que exijam mais sua presença.