Parauapebas mais uma vez aparece de forma negativa na imprensa nacional; veja o vídeo


A cidade de Parauapebas apareceu novamente em rede nacional de forma negativa. Desta vez foi sobre os alagamentos, famílias estão sendo obrigadas a deixar as suas residências. A reportagem do Jornal Hoje da Globo desta segunda – feira (12), mostrou a situação do rio que dá nome a cidade que transbordou e subiu cinco metros acima do nível normal.

Os bairros Liberdade II e o Riacho Doce foram os mais atingidos. Segundo a prefeitura de Parauapebas as águas atingem uma área de 17 quilômetros dentro da cidade.

A Defesa Civil estima que cerca de dez mil pessoas que vivem ao longo da encosta do rio Parauapebas foram afetadas direta ou indiretamente. Na manhã deste domingo, 11, até às 9h, a medição identificou uma baixa de 0,36 milímetros, com o nível do rio em 12,69m acima do considerado normal.

Prefeitura bilionária decretou situação de emergência

O decreto permite que o município utilize os recursos necessários para atender as famílias e oferecer estrutura adequada às equipes da Defesa Civil. Como é preciso celeridade na liberação de recursos diante de um desastre de origem natural é dispensada a realização de licitação de contratos para a aquisição de bens necessários, como prevê o inciso IV do artigo 24 da Lei nº/93, sem prejuízos à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Nas imagens feitas do alto do rio Parauapebas é possível ver onde as águas já chegaram. Aperte o play e confira:

COMENTE VIA FACEBOOK